CARNAVAL DE 2018
SINOPSE DO ENREDOCaprichosa Senhora Deusa das Águas Doces, Que Encanta, Traz o Amor e a Prosperidade Lavando a Alma do Povo de Pilares |
Apresentação
Nas folhas do tempo sagrado, o G.R.E.S. Caprichosos de Pilares bebeu nas fontes encantadas, que correm nos rios e cachoeiras. Viu sua história de glórias refletidas nas águas límpidas e bateu saudade… Com os olhos marejados, olhou para o CÉU e pediu aos Orixás que iluminassem os caminhos da Agremiação. Eis, que entre as pedras das cachoeiras, uma linda Senhora surgiu: OXUM, trazendo todo o seu encanto e beleza, como a divina inspiração para o nosso carnaval.
Contam as lendas que, Olodumaré, através do Orin, aqueceu as águas do reino de Olokum. Oxumarê, serpente sagrada do arco-íris, protetor da nação Jeje, levou a água em forma de vapor para as nuvens… Por uma grande coincidência, Oxumaré é tido como o Orixá das serpentes que é o símbolo do G.R.E.S. Caprichosos de Pilares, trazendo a certeza de que misteriosamente, estávamos no caminho certo.
OYÁ, soprou com seus ventos, e XANGÔ lançou seus poderosos raios sobre a terra, que recebeu toda chuva de OBATALÁ, que caiu com força do CÉU. IYEMONJÁ, a grande mãe, abriu o seu ventre e deu vida, à majestosa OXUM, que brotou do solo e deslizou sobre seu leito a essência da magia e beleza. Vem da força da MÃE das águas doces, a inspiração para lavar a ALMA da nossa comunidade de PILARES.
Assim nasceu OXUM, e é essa bela história que o G.R.E.S. Caprichosos de Pilares vai apresentar no seu carnaval de 2018: “OXUM CAPRICHOSA SENHORA DEUSA DAS ÁGUAS DOCES, QUE ENCANTA TRAZ O AMOR E A PROSPERIDADE… LAVANDO A ALMA DO POVO DE PILARES”.
Sinopse
Caprichosamente surgiu OXUM, orixá cultuado em todas as religiões afro-brasileiras. O nome de OXUM, deriva do Rio Osun, que corre na região nigeriana de Ijexá e Ijebu, na África. É o orixá das águas doces, da prosperidade e da beleza. Em OXUM, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelo encantamento e por uniões, e também prosperidade… Contam as lendas que: OGUM, OXÓSSI e XANGÔ, apaixonaram-se pelos encantos dessa doce IABÁ. Vaidosa e bela, OXUM é pássaro, é peixe, é a FORÇA da natureza e a grandeza do PODER feminino na sua mais profunda ESSÊNCIA. Quando manifestada, apresenta-se perfumada, enfeitada, encantada, admirando-se em seu ABEBÊ.
Quem quer agradar OXUM, deve oferecer tudo de muito bom gosto. Pulseiras, perfumes, espelhos, pentes e OURO. Além de bebidas, mel, flores, doces e frutas, para OXUM deve ser servido o OMOLUCUM, prato feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce e muito bem enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca. Dizem, que o feijão fradinho, faz alusão aos óvulos encontrados no ovário feminino, que simboliza a fertilidade e possibilidade do nascimento. OXUM é a divindade ligada misticamente à cabeça, símbolo do útero e do poder feminino, da gestação. Rege o ventre, e o parto, cuida das crianças recém-nascidas nos primeiros passos de sua evolução. No culto de origem africana, OXUM é mãe de Logunedé – REI das matas e das águas doces.
Muitos recorrem a OXUM, para auxílio na vida financeira a quem se deve sua denominação de “Senhora do Ouro”. Antigamente OXUM, também era associada ao Cobre, que era o material mais valioso há milênios atrás… Na natureza, o culto a OXUM costuma ser realizado nos rios de águas doces, cachoeiras, e mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. OXUM é símbolo da sensibilidade, sensualidade, fortuna e da maternidade.
Memórias africanas trazidas pelos navios negreiros, presentes na MAGIA de OXUM, com destinos aos terreiros de Candomblé, deixaram como poderosa herança, a DEVOÇÃO, fazendo com que milhares de filhos de fé, batam cabeça para a esta PODEROSA MULHER.
É hora de lavar ALMA e o CORAÇÃO… Abençoados por OXUM, cada componente da Caprichosos de Pilares, vai adentrar nos rios e cachoeiras de águas doces, e se banhar com fé para renovar as suas energias… Chegou a hora de limpar a toda a negatividade e fazer o melhor para trazermos, o CAMPEONATO DO CARNAVAL 2018 DA SÉRIE C.
Axé!!!
Ora Ieê OXUM…
Texto: Jeferson Pedro
Carnavalesco: Sandro Gomes