CARNAVAL DE 2017
SINOPSE DO ENREDOAbracadabra |
Justificativa do Enredo:
Abrimos nosso livro mágico e embarcamos na história da magia e do ilusionismo. Passando por rituais xamânicos, sessões macabras, rituais bruxólicos, feitiçarias, até chegar às mágicas que testam todos a pensar como tal façanha foi feita.
Faremos uma viajem ao mundo mágico do circo e as grandes mágicas que tem nesse céu de lona estrelado. Malabaristas, Acrobatas, Cuspidores de Fogo e nossos irreverentes Palhaços nos convidam aos truques de mágicas simples que todos sabem como fazer, realizado pelo Grande Mágico e suas assistentes.
Encerramos nossa viajem com a magia que é o cinema e a telinha da TV. Aonde uma boneca de pano pode dar a volta ao mundo, um menino pode se transformar em um bruxo poderoso, onde como um passe de mágica Dorothy viaja ao mundo mágico de Oz e como em um truque ao esfregar uma lâmpada, um gênio te transforma em um amo.
E nesse universo mágico do carnaval, o G. R. E. S. Unidos da Vila Santa Tereza, nos seus 60 anos de resistência cultural, traz para o carnaval de 2017, a arte do mundo mágico do Ilusionismo e todos os truques de mágicas em um belo espetáculo com o enredo “ABRACADABRA”, e o desejo de ser campeã!
Sinopse:
1° Setor: Bruxaria, Feitiçaria e Magia
Surge o Ocultismo que é tudo que envolve o sobrenatural como a adivinhação, feitiçaria e outras coisas do tipo. O Oráculo de Delfos e o rei da Babilônia Nabucodonosor, são exemplos de ocultismo. É dentro do ocultismo que começamos nossa viagem com os rituais xamânicos.
Chegamos ao mundo da Feitiçaria, e encontramos rituais bruxólicos e uma grande batalha entre o bem e o mal, entre Magia Branca e Magia Negra.
2° Setor: A arte do ilusionismo
Todos nós gostamos de mágica não é?
Talvez seja pela sensação de ter a impressão de que algo impossível acabou de acontecer diante dos nossos olhos, que atire a primeira pedra quem nunca tentou adivinhar os truques do Mister M durante seus shows, ou quem nunca se surpreendeu com as mágicas do famoso David Copperfild.
No século XVIII, a prática do ilusionismo ganhou prestígio. Com o tempo, foi se transformando até virar uma forma popular de diversão e um negócio lucrativo para mágicos profissionais. Um dos nomes mais influentes desta prática foi Jean Eugène Robert-Houdin, grande ilusionista francês daquele século. Ele inaugurou um teatro dedicado somente à prática da magia que funcionou na cidade de Paris (França) a partir de 1840.
Outro nome importante entre os ilusionistas foi Houdini, conhecido com o Rei das Fugas. Porém, ele faleceu com a prática do ilusionismo em um episódio que marcou a história desta arte cênica.
No século XX os mágicos continuaram com grandes espetáculos e apresentações. Um dos principais nomes foi Doug Henning, ilusionista muito popular nos Estados Unidos nos anos 70 e 80. Seu trabalho foi continuado por seu pupilo, David Copperfield, que combinava sua habilidade de contar histórias com ilusões espetaculares. Outro ilusionista famoso era o Mr. M, que, ao contrário de seus companheiros, revelava as artimanhas utilizadas para fazer os truques.
3° Setor: Abracadabra o mundo mágico do Circo chegou
Saltando do lado macabro, para o lado alegre e colorido, o mundo mágico do circo e sua magia de encantar. Respeitável público, prepare-se para curiosidade, informações e muita diversão.
Hoje tem espetáculo, senhoras e senhores!
Anunciam os autos falantes enquanto a pequena banda executa um dobrado.
Acende o foco de luz sobre o trapézio, os malabares estão suspensos no ar, o grande mágico tira da cartola uma surpresa, e de suas mãos adivinhação de cartas, as argolas inseparáveis que em um passe de mágica se separam, o clássico do corpo cortado ao meio, o lenço interminável ou até o clássico coelho na cartola.
É o circo de alma ilusionista, que prende a atenção de todos, resistindo através do tempo.
4° Setor: Da telinha da TV, a telona do Cinema. A magia de onde tudo é possível!
O cinema e a televisão nos mostra através de filmes e novela que todos nossos sonhos desde o mais lindo até os nossos pesadelos que tudo pode ser possível. Através das telas do cinema e televisão vimos personagens que encantam com a simples magia de usar o seus poderes mágicos surreais, como a boneca de pano Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo e seu pó magico de Pirlimpimpim, como Dorothy que viaja ao mundo Mágico de Oz, devido a um feitiço realizado por uma bruxa, onde princesas de contos de fada ganham vida e através de magia vivem seus felizes para sempre e onde ao esfregar uma lâmpada um Gênio te transforma em um amo. Filmes que encantam ao público com as mágicas através da Ilusão.
Encerramos nossa viajem com destino a folia momesca, a passarela é mágica e o carnaval iluminado, lá vem minha Águia Altaneira, abram alas para Unidos da Vila Santa Tereza.
Carnavalesco – Plínio Santtos
REGULAMENTO DA DISPUTA DE SAMBA ENREDO
“ABRACADABRA” – CARNAVAL 2017
1) A entrega da sinopse será a partir do dia 14 de Abril, das 18:00 horas às 21:00 horas, às segundas, quartas e sexta-feira, na Rua Ururaí, nº 365 – Coelho Neto – Rio de Janeiro/RJ.
2) A explanação do enredo e as dúvidas na sinopse serão esclarecidas nos dias 11 de Maio, 25 de Maio e 8 de Junho de 2016, em nossa sede a partir das 20:00 horas, pela Comissão de Carnaval, aos compositores que estiverem no local. – Podendo haver alterações na data da explanação!
3) A data de entrega dos sambas enredo concorrentes está marcada para os dias 15 de Junho, 22 de Junho, 29 de Junho, no período das 18:00 horas até as 21:00 horas e no dia 06 de Julho, das 18:00 horas até as 00:00 horas – Com a audição de todos os sambas.
Importante: É obrigatório a presença de todos os compositores para a audição final no dia 06 de Julho.
OBRIGATÓRIO:
1) 10 (dez) CD’s gravados com o samba-enredo
2) 20 (vinte) cópias da letra do samba digitada, sendo fiel ao áudio. Uma cópia ficará com o arquivo da ala de compositores, e as demais com a diretoria da escola.
Importante: Não haverá tolerância de horários e nem outro dia para entrega do samba enredo. É obrigatória a entrega em formato de CD de áudio, não sendo aceito qualquer outro tipo, e será obrigatória a audição do samba (evitar CD’s não gravados).
3) Cada parceria de samba enredo poderá ter no máximo 04 (quatro) compositores. O VALOR DA INSCRIÇÃO POR PARCERIA é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
3.1) O quinto integrante a assinar o samba será o interprete da escola.
3.2) Serão aceitos 2 (duas) participações especiais por samba, porém, os mesmos não assinarão o samba caso mesmo seja o vencedor da disputa.
4) O compositor que alterar a letra do samba ou a melodia, após a inscrição do mesmo na escola, terá automaticamente sua obra eliminada.
5) A data de apresentação dos sambas enredo está marcada para o dia 10 de Julho de 2016, domingo, a partir das 16:00 horas, em nossa sede.
6) A ordem de apresentação se dará através de sorteios semanais, 1 hora antes de começar as eliminatórias. E a divisão ou não por chaves, ficará a critério da comissão de carnaval, dependendo do número de sambas inscritos.
7) As eliminatórias de samba enredo, serão realizadas nas seguintes datas:
Dia 10/07 – Apresentação dos sambas enredos (*)
Dia 17/07 – Corte de samba enredo
Dia 24/07– Corte de samba enredo
Dia 31/07 – Semi Final de Samba Enredo
Dia 06/08 – Final de Samba enredo
(*) na ocasião poderá haver cortes do samba, a ser decidido pela comissão de carnaval e comunicado aos compositores na reunião de sorteio das obras.
8) Não será permitida a apresentação de compositores, interpretes, músicos e afins de bermudas, camisetas sem manga, chinelos ou similares.
9) Será terminantemente proibido, usar luminosos esfumaçantes no interior da quadra, e mexer na parte elétrica da quadra, para que seja evitado o risco de intoxicação e queda de energia com excesso de equipamentos.
9.1) Fogos de artifícios só serão permitidos a 100 metros da quadra.
10) Os compositores, músicos e intérpretes que se envolverem em brigas ou agirem em atitudes que venham a denegrir a imagem da agremiação e da ala de compositores serão eliminados do concurso, juntamente com o samba enredo.
Importante: Qualquer manifestação da torcida será de responsabilidade dos compositores de cada samba envolvido.
11) A escolha do samba enredo será feita por pessoas de confiança, nomeadas pela presidente da escola. Alguns segmentos podem ser consultados a cada eliminatória ou não.
12) Caso ocorra a necessidade de unir sambas enredo ou alterar a letra /ou melodia, fica a critério e responsabilidade da Comissão de Carnaval e da Presidente da Agremiação.
Importante:
1) Após a escolha, o samba enredo passa a pertencer a escola, isto é, podendo se mexer em qualquer parte, tanto na letra, quanto na melodia.
2) O compositor que denigrir a imagem da Agremiação ou fizer algo que desrespeite a mesma, isto é, mudança de compositores após o samba ter ganho, registro do samba sem autorização da Agremiação, qualquer manifestação agressiva (verbal ou física) a qualquer membro da diretoria, poderá ser suspenso da disputa por dois anos.
13) Qualquer decisão ou mudança no regulamento será decidida pela comissão de carnaval.
14) O resultado dos sambas classificados será anunciado no mesmo dia da disputa, de acordo com a comissão de carnaval, assim como a ordem de apresentação dos sambas se dará sempre por sorteio.
15) Fica terminantemente proibida a entrada de compositores ou outros que não fazem parte da comissão julgadora, na área de julgamento.
16) O mestre de bateria acompanha todos os sambas enredos que estarão disputando com igualdade rítmica.
17) A harmonia da escola estará fazendo o acompanhamento de todos os sambas durante as eliminatórias, dando suporte nas apresentações.
18) Os diretores e os segmentos poderão cantar qualquer samba, porém não podem fazer parte de torcida organizada.
Amigos compositores, não deixem que a ganância e o ego atrapalhem a sua divina inspiração. Nossa escola precisa de um grande samba, ao compor o samba faça-o com amor.
Desde já, a diretoria deseja a todos boa sorte!
Maiores Informações na sede do G. R. E. S. Unidos da Vila Santa Tereza.
Boa Sorte!
Presidente Executivo – Patrícia Drummond