Zambear – Sinopse 2016

CARNAVAL DE 2016

SINOPSE DO ENREDO

Preconceito Comigo Não! Sou Igual a Você, sou Brasileiro!

 
A sociedade brasileira, em toda sua formação é composta por uma “diversidade”, seja ela cultural, racial, religiosa e até mesmo no que tange a sexualidade.

Quando falamos de sociedade brasileira, falamos de miscigenação, e ainda de uma pluralidade sociocultural.

Desde sua “formação” nos tempos antigos quando os portugueses chegaram aqui encontrando os nossos índios já com cultura e ritos, os portugueses ditos “descobridores”, lançaram suas formas de vida e assim foi o Brasil sendo formado com várias influências de povos diferentes (índios, portugueses, africanos, alemãs, ingleses).
Mesmo com toda essa pluralidade dentro de uma única sociedade rica de diversidade racial, cultural e religiosa; vemos um pré-conceito enorme. De uma terra chamada Brasil, a terra das diversidades.

 
JUSTIFICATIVA DO ENREDO

Quando falamos “sou brasileiro” falamos algo muito além do ser brasileiro. Falamos de atitude, falamos de miscigenação, falamos de diversidade, falamos de luta, luta essa de ser reconhecido como realmente somos (brancos, negros, amarelos, pardos: cristãos, ateus, candomblecistas, umbandistas, protestantes, homossexuais, heterossexuais, bissexuais e transgênicos; homem, mulher).

Isso é ser brasileiro, ser a mistura de povo e costumes, num só povo: o povo brasileiro.

Por esse motivo com o nosso enredo estamos defendendo a luta contra qualquer tipo de preconceito. Pois afinal somos um só povo: brasileiros de um Brasil das misturas em sua essência e formação.

A G.R.E.S. CULTURAL ZAMBEAR vem mostrar sobre como sofremos preconceito desde quando fomos descobertos, a chegada dos portugueses ao embarcar em nossas terras e classificar os nossos nativos (índios) como selvagens.

Apesar disso, houve a miscigenação, a mistura de brancos, negros e índios. Após a iniciativa equivocada dos portugueses em catequizar os índios (não havendo êxito) houve a diáspora – êxodo do povo negro da África para o Brasil para serem escravizados. Após esse triste episódio começa a se formar a nossa sociedade brasileira, economicamente, religiosamente e culturalmente.

E infelizmente se estabelece a desigualdade e o preconceito tão latente até os dias de hoje.

PRECONCEITO DE COR
PRECONCEITO DE MORADIA
PRECONCEITO DE MORALIDADE
PRECONCEITO DE SEXUALIDADE
PRECONCEITO DE RELIGIOSIDADE
PRECONCEITO DE GENÊRO
PRECONCEITO DE CLASSE SOCIAL

Apesar de tudo fomos formados por povos diferentes e conseguimos juntar um pouco da cultura de cada um a nossa brasilidade! Nosso povo brasileiro não é chegado a preconceito. Afirmamos que apesar de termos essa questão não resolvida sobre o preconceito acreditamos que trazer ao público é a forma de eliminar essa ferida da nossa sociedade.