CARNAVAL DE 2015
SINOPSE DO ENREDOBorboletando nos Destinos da Vida! O Que Te Desafia, Te Transforma… |
No mundo encantado dos Acadêmicos da Rocinha, existe um reino mágico chamado Carnaval do Rio de Janeiro, onde as transformações e mutações participam ativamente da criação e da evolução dos seres vivos.
Ao percorrer este reino mágico, avistei uma linda borboleta que voava de flor em flor. Aproximei-me dela e perguntei: – Olá, linda borboleta! O que você tanto vê ai do alto que a faz tão feliz e faceira? Ela me respondeu: – Vejo tudo o que sua imaginação permite!
Então, fechei meus olhos e comecei a correr mundo com o olhar de uma borboleta
Ao levantar o primeiro voo, olhei ao meu redor e vi seres fantásticos, pequeninos insetos e suas misteriosas metamorfoses. Abri um simpático sorriso para as joaninhas, as cigarras e as abelhas. Amigas da floresta encantada onde nasci.
Voei um pouco mais e voltei no tempo. Vi enormes “gorilas” descobrindo o fogo e, um pouco mais adiante, observei a evolução do homem e suas primeiras conquistas. Um deles transformou a água em vinho! Mais adiante, avistei um grupo chegando com antigas embarcações e tão logo desbravaram as matas. Um pouco depois, a Ciência e a Arte transformariam esses homens em seres superiores, magníficos e criativos a brilhar durante os festejos do reino do Carnaval.
O meu voo tornou-se cada vez mais alto. Foi quando percebi que o homem já podia transformar a matéria bruta em produto final. Era a indústria chegando! E eu aprendia cada vez mais sobre a humanidade e suas mutações. A evolução da genética abriu as portas do impossível.
No auge do meu passeio encantado, entendi que o homem também queria voar sem fronteiras. Num lugar onde todas as pessoas pudesses realizar seus sonhos, tão quanto o pássaro que constrói sua própria morada, transformando barro em palacete. Ou como a pequenina criança que cresce com boa educação e saúde. O segredo do sucesso, o milagre da cura!
Ainda com os olhos fechados, voando, eu compreendi o poder da transformação como a Fênix que renasce das cinzas para um mundo melhor. E que todo desafio serve como incentivo para concretizarmos nossos sonhos, pois, o impossível não existe. A batalha pode ser difícil, mas a vitória também acontece.
Dei minha viagem por encerrada. Abri meus olhos e a borboleta me perguntou: – E aí? O que você viu? Eu, então, lhe respondi com um pensamento:
“Viver é como desenhar sem borracha” (autor desconhecido)
O artista enfrenta o desafio de uma tela em branco, rabisca, evolui, acerta, erra, obtém virtudes, e sem ter como apagar possíveis borrões, mostra seu talento e a transforma em uma linda obra de arte. E essa arte evolutiva será apresentada em nosso desfile de 2015! Com desafio, transformação, dedicação, união, talento, muito trabalho e amor. ROCINHA 2015!!!