CARNAVAL DE 2016
SINOPSE DO ENREDOOgum |
Justificativa
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Sul, orgulhosamente apresenta seu enredo para o Carnaval 2016.
Ogum, senhor das batalhas e da metalurgia. Rei de Irê. Aquele que é incansável, e que guarda o mundo em sua caminhada. Ogum, que veio d’África com a religiosidade de nossos ancestrais. Ogum sincretizado com a imagem de São Jorge. Símbolo de fé, fé que não deixa desistir.
Neste congraçamento entre homens e a força de um orixá, o samba curva-se diante da magnitude da narrativa lendária de uma das principais divindades do panteão religioso yorubá, e o saúda: “Patakori Ogum” – Salve o grande guerreiro, o mais venerado, dono de minha cabeça.
Ogum, senhor dos caminhos, através deste enredo formamos nossa prece. O Cantagalo, o Pavão e o Pavãozinho clamam a sua presença ao ressoar dos tambores vermelho e branco. Evocamos-te neste momento para abençoar as vozes da nossa gente guerreira, que nesta noite se espelha em sua figura na busca pela conquista deste carnaval.
Ogum! Senhor de nossa fé.
Ogum! É tua força que nos guia.
Ogunhê!
Canta o povo com Alegria!
Sinopse
Abençoado seja o berço da humanidade,
Gênese de divindade universal,
África de nossos ancestrais…
De onde ecoam as vozes que falam sobre o princípio das coisas. Quando tudo que havia abaixo do Orun era apenas um pântano, e os caminhos até aquele local eram fechados por densa mata.
Oduduá então mandou chamar seus filhos,
Ogum para os caminhos abrir,
Exu para os caminhos bem guardar,
E assim poder criar…
O Ayê, a terra firme. Matizando cores, inebriando os olhos. Surgiram animais, plantas, rios e os mares. Yemanjá, proveu a vida nas águas. Oxóssi ensinou a criar animais, caçar e plantar. Surgiram os primeiros seres humanos, que aprenderam com os deuses a dinâmica da vida.
E o Ayê despertou a curiosidade do guerreiro,
Ogum tinha pulsante liberdade na essência,
Espada na mão, ele pôs-se a caminhar…
Em suas andanças movidas pela curiosidade, Ogum descobriu a riqueza dos minerais que afloravam da terra. Compreendeu na natureza que o calor do fogo os aquecia, e transformava alguns em líquidos incandescentes, que ao se resfriarem tomavam forma do curso traçado no chão.
Era o surgimento do ferro no ventre da terra,
O advento sagrado da dobra dos metais,
A forja, metalurgia, ousadia, tecnologia…
Ogum criou uma grandiosa forja que era alimentada e soprada por sua esposa Yansã. Invenção admirada e repudiada nas mãos daquele que se tornou o primeiro ferreiro. Dessa forma foram produzidas as primeiras ferramentas de metal, inclusive as que eram utilizadas pelos orixás.
Apesar disso Ogum queria mais,
Caminhou por diversos lugares e conquistou reinos,
Guerreou, venceu, ratificou laços de amizade…
Por onde passava sua beligerância alimentava a fama que o tornou um grande conquistador. Oxaguiã, um jovem rei que ouvira falar de Ogum, passou a acompanha-lo por todos os cantos, pois admirava sua vontade de conquistar. Formaram grande amizade, e enquanto Ogum destruía na sua conquista, Oxaguiã reconstruía.
O bom coração também o guiava,
Salvou o povo de Elejigbô da fome e da morte,
Seu nome correu mundo, sua nobreza era respeitada…
Soberano, “Onirê”! Coroado com o “Alakorô”, o símbolo do senhor dos domínios do grande Reino de Irê. Vitorioso, Ogum desejava mais, deixou um dos seus filhos no trono e voltou a caminhar pelo mundo, reuniu um grande espólio de guerra. Reinos, escravos, riquezas incontáveis.
Saudoso, Ogum decide retornar para Irê,
Quando chegou havia silêncio total,
Contrariado derrama sua ira sobre o reino…
Quando descobriu que o silêncio eram votos pelo seu retorno em perfeito estado, Ogum decidiu que era chegado o tempo de baixar as armas e descansar. Desta forma, fincou a espada na terra e nela sumiu. Ogum então retornou para o Orun.
Sua gente e seus filhos aqui ficaram,
Ogum não fora esquecido,
Sua imagem e feitos viraram crença…
Eternizada nos ritos que o celebram, e que vieram para o Brasil durante a diáspora humana dos povos d’África. Em senzalas, quilombos e fundos de quintais, a reunião dos negros para praticar seus costumes religiosos promoveu a fundação religiosa do Candomblé.
Mesmo proibida e perseguida, a fé foi mantida,
Bravamente os rituais resistiram ao tempo,
Até que os tambores ressoaram com liberdade…
Louvando o panteão das deidades ancestrais chamadas Orixás. O “Ajudun” marca o grande festejo que reúne o povo de santo nos terreiros. É o chamado para mais uma vez estar na presença dos deuses.
E o ritual pra louvar Ogum é feito com todo carinho,
Feijão preto no dendê e inhame ofertados,
Mariwô desfiado pras suas vestes,
Folhas pra trazer axé…
Ao Xirê, momento de evocação das divindades. Quando o toque dos tambores ressoa o “Adarrum”, é clamada a presença de Ogum entre seus devotos. Cânticos entoados, reverências feitas: “Ogunhê” – “Patakori Ogum”, saudando o poderoso deus, que está mais uma vez entre os seres humanos.
E na luz da fé que sincretizou imagens e ritos,
Ogum é São Jorge e São Jorge é Ogum,
Devoção que se fez religião…
Esteio de nossa gente, que crê no orixá e no santo ao mesmo tempo. Fé que se transforma força para enfrentar as adversidades impostas pela vida. Fé que ilumina. Fé que guia essa gente guerreira.
Que traz nas veias a bravura pulsante,
No olhar a vontade de vencer,
Na voz a força…
Que exalta a divindade em noite de magia,
Ogum abençoa, guarda e guia,
Canta o povo com Alegria!