CARNAVAL DE 2016
SINOPSE DO ENREDOOs Deuses do Olimpo Rasgam o Céu do Rio de Janeiro na Festa do Esporte para Brincar no Carnaval |
1° SETOR: “OLIMPO. A ERA DOS JOGOS, A ORIGEM DE TUDO”
Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia Antiga) em meados de 776 a.C., onde existem registros em pedras, em ruínas do Templo de Hera que comprova a data.
Naquele período os jogos eram realizados aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado, pois na cidade havia um grande Templo em homenagem a ele e quando esses jogos ocorriam Zeus eram chamado Zeus Olímpico.
Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, lutas, boxe, corrida de cavalo, pentatlo (luta, corrida salto à distância, e arremesso de dardo e disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam coroa de louros, prêmio que simbolizava a vitória.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos, a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam ao esporte e a manutenção de um corpo saudável, no qual lhes davam status de poder.
Com a invasão romana sobre os gregos, os jogos olímpicos foram perdendo sua força e identidade. Os jogos então eram realizados entre os escravos e animais selvagens, que foi proibido pelo Imperador Romano Theodosius I quando se converteu ao cristianismo, proibindo também toda e qualquer manifestação pagã na Grécia.
II SETOR: “OLIMPÍADAS MODERNAS. ESPORTES DE UMA NOVA ERA”
A versão moderna dos festivais esportivos gregos, é realizada pela primeira vez em 1896 em Atenas por iniciativa do francês Pierre de Fredy, o Barão de Coubertin.
Participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta livre, natação e tênis. Os vencedores são premiados com medalha de ouro e ramo de oliveira. Adota-se o termo “Olimpíadas” no plural, pois na competição cada modalidade era encarada como uma olimpíada em separado.
Nas Olimpíadas seguintes, realizadas em Paris em 1900, a falta de infraestrutura e de divulgação tornam os jogos um fracasso. Em 1904, as olimpíadas de Saint Louis chegam a durar quase cinco meses.
Após o sucesso dos jogos de 1896, os jogos olímpicos entraram num período de estagnação que ameaça a sua sobrevivência.
Os jogos se recuperaram, quando os jogos olímpicos intercalados de 1906, foram realizados em Atenas. Estes jogos não são reconhecidos oficialmente pelo COI e não foram mais realizados até então.
Na era moderna ainda foram criados diversos jogos entre os continentes, tais como:
– JOGOS DE INVERNO: os jogos olímpicos de inverno foram criados como um recurso ao esporte de neve e gelo que foram logisticamente impossibilitados de serem realizados durante os jogos olímpicos.
– JOGOS PARALÍMPICOS: Os jogos paraolímpicos são realizados em cada ano olímpico. A partir do verão de 1988, nos jogos olímpicos de Seul (Coréia do Sul), a cidade anfitriã para os jogos olímpicos também seria palco dos jogos paraolímpicos. Este acordo foi ratificado em 2001.
– JOGOS DA JUVENTUDE: iniciados em 2010 os jogos olímpicos da juventude são complementos dos jogos olímpicos e disputados por atletas com idade de catorze a dezoito anos. Os jogos olímpicos da juventude foram concebidos pelo presidente do COI Jacques Rogge em 2001 e aprovados durante o 119° Congresso do COI.
III SETOR: “ESPORTE É VIDA, SAÚDE E BELEZA”
O esporte é grande elo entre o atleta e a beleza. Na Grécia Antiga a beleza dava status de poder.
A prática de esportes nos faz termos uma vida saudável e atletas do mundo inteiro são grandes expiradores e incentivadores desse processo.
Ao que se saiba nenhum outro povo do passado ou mesmo do presente valorizou a aliança entre a virtude e o vigor físico como fizeram os gregos antigos. Criaram inclusive uma palavra composta – kalokateria – para resumir o ideal humano que tinham em mente.
Kalos significa “belo”, Ka é “bom” e por fim Agathos que está ligado a virtude e a coragem. E esta concepção ideal ao ser humano materializou-se tanto nas esculturas e pinturas como no estímulo às guerras e aos jogos olímpicos e outras competições praticadas por todo mundo helênico.
Quando os atletas gregos chegavam nos ginásios se despiam completamente. Eles tinham que tomar cuidado especial com a pele. Na preparação para os treinos o atleta cobria o corpo com óleo de oliva e uma areia fina, que ajudava a regularizar a temperatura do corpo e também proporcionava a proteção contra o sol.
Tanto os atletas olímpicos, quanto o ser humano que não são atletas profissionais de alguma modalidade esportiva, tem que cuidar do corpo e da mente com uma alimentação saudável, pois qualidade e quantidade em equilíbrio ajudam o nosso organismo a um desenvolvimento sem complicação.
Ainda faremos uma campanha contra os dopings. “Não aos anabolizantes” pois a vitória com uso de drogas, é na verdade a maior derrota.
Você reflete o que você é, e com saúde e beleza qualquer espelho irá refletir o bem.
IV SETOR: “UNIÃO ENTRE OS POVOS, A MENSAGEM DE HERMES AOS CONTINENTES”
O mensageiro Hermes dá as boas-vindas aos povos dos continentes.
Os anéis olímpicos que representam esses povos é astiado na bandeira na abertura dos jogos. Cada anel tem a representatividade de um povo, de uma raça e no fim são entrelaçados representando a união entre todos os povos que participam dos jogos olímpicos.
– EUROPA: azul
– ÁSIA: amarelo
– ÁFRICA: preto
– AMÉRICA: vermelho
– OCEANIA: verde
O mensageiro do Olimpo propagava em sua viagem pelos continentes que a grande festa olímpica de 2016 será na cidade maravilhosa. O Rio de janeiro recebe todas as delegações de braços abertos num paraíso abençoado por Deus e bonito por natureza.
Tão importante quanto Hermes, o mensageiro dos deuses do Olimpo, nossa Símbolo se torna a grande mensageira do GRES Corações Unidos do Favo de Acari, e nos leva a fazer uma grande viagem pela era dos jogos olímpicos, levando a mensagem dos deuses e abrindo as portas do Rio de Janeiro para receber todos os povos dos continentes numa comunhão de paz e harmonia.
Seja o esporte que for. Tradicionais ou radicais, vamos abraçar nossos visitantes vindos do mundo inteiro.
Ainda que seus representantes não alcancem a vitória, mas o esporte vai além da competição, pois o que importa é competir. E juntos com GRES Corações Unidos do Favo Acari, convidamos você a subir no pódio da vitória, onde você pode ser um vencedor e nosso prêmio maior será a esperança, o sonho, a amizade, o jogo limpo e a alegria do esforço.
No céu do Rio de Janeiro abelhas bailam sincronizadas anunciando que a grande festa vai começar. Vamos nos entrelaçar como os anéis olímpicos e erguer a chama da tocha olímpica anunciando pelo mundo inteiro que em 2016 o Olimpo é aqui. O esporte é aqui. Uma grande homenagem do Corações Unidos do Favo de Acari.
Robson Goulart