Império da Uva – Sinopse 2016

CARNAVAL DE 2016

SINOPSE DO ENREDO

Nova Iguaçu, Porque Te Amo

Império da Uva - Logo do Enredo - Carnaval 2016

 

Um dia me perguntaram por que eu amo Nova Iguaçu? Nova Iguaçu é a união do português “Nova” com o Tupy Guarani “Iguassu” (que significa grande quantidade de água) uma referência ao Rio Iguaçu com o maior volume de água da região”. Nova Iguaçu que já foi IGUASSU, Arraial de Maxambomba.

Estavam certos de que eu não saberia responder; Pensei em falar da história da cidade, a estrada Real do comércio que foi a primeira do Brasil, ou caminho do ouro; da Fazenda São Bernardino; do tempo dos laranjais; das ferrovias da cidade Perfume…

Então comecei da grande alegria de ser a cidade com maior número de NORDESTINOS no estado do Rio de Janeiro, afinal, quando, em terras Iguaçuana, falam que vieram de lá, esbanjando orgulho e trazendo consigo o sorriso estampado no rosto, bate no peito uma imensa alegria. E como o Nordeste tem na terra e na força de sua gente, sua maior riqueza, nos consideramos igualmente ricos.

Nova Iguaçu nasceu grande. Mas nunca chorou por isso. Somos o maior município da baixada; É sempre orgulho ver os filhos pródigos crescendo. Duque de Caxias, aquele abraço. Alô Nilópolis, Belford Roxo, Queimados, Japeri, São João de Meriti e Mesquita, aquele abraço. Alô Baixada Fluminense, aquele abraço.

 

A RESERVA BIOLÓGICA TINGUÁ

Criada em maio de 1989, a Reserva Biológica do Tinguá tem 27 mil hectares e O relevo é acidentado, e o Maciço do Tinguá chega a 1.600 metros de altura. Uma das áreas remanescentes de Mata Atlântica mais representativa do estado, a reserva tem rios, corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais, além de ruínas dos séculos XVIII e XIX. É um importante laboratório natural para o desenvolvimento de pesquisas sobre a biodiversidade. é um santuário natural; Nativos da reserva, a onça pintada, a onça parda a anta e a jacutinga (ave preta de grande porte). Tem ainda grande relevância como área estratégica.

Das terras de patrimônio da humanidade reconhecida pela UNESCO, com a sua tradicional FESTA DO AIPIM, à FESTA DA BANANA atraindo gente de todo Estado e movimentando a economia local. Com suas comidas típicas e gente cheia de satisfação estampada no rosto. Nossa cidade que tem tendência a proteção ambiental, pois 67 % do município è área de proteção ambiental.

E ainda falam em cidade dormitório? Também deveriam lembrar que somos o Reservatório d’água do Rio de Janeiro. Temos aqui rios como o guandú (abastecendo toda grande metrópole). Iguaçu, Jaceruba e Tinguá (de onde já levamos água para a Casa de Banho de Dom João VI no Cajú).

Somos de comer muito bem. Da carne de cabra, no Polo gastronômico, do bairro Iguaçu á rua da lama. Da bonita boêmia da estrada de Madureira pra quem tá com pouca grana.

Temos grandes UNIVERSIDADES públicas e privadas. Como, por exemplo, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que possui um Campus em nossas terras, possibilitando ao cidadão iguaçuano, não precisar sair do município para cursar um ensino superior de qualidade e gratuito. Somos muito bem educados. Não devemos nada a ninguém. Se Trabalhamos no Rio de Janeiro, aqui se vive bem.

Em Nova Iguaçu a gente se ama, sabe que tem a saúde e arte como parte da linda cara da cidade e a Saúde, hoje não podemos reclamar pois todos os bairros da cidade tem a clinica da família, levando atendimento a todos os bairros;

Aqui o iguaçuano sabe que tem a arte como parte da linda cara da cidade. O Buraco do Getúlio, o Sarau V, Sarau Fulanas de Tal, Poetas Compulsivos. Vai além. Tem a Casa de Cultura Ney Alberto, o Teatro Sylvio Monteiro.

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, aberto ao público um espaço maravilhoso.

Além da SERRA DO VULCÃO, com rampa de VÔO LIVRE, que por sinal tem uma das melhores condições para a prática do esporte em todo o Estado. Se tem Carnaval? Tem sim, senhor.! Tem escola de samba? Tem sim, senhor. E é o segundo maior desfile de escolas de samba do estado, somente atrás do carnaval do Rio de Janeiro. A corte do carnaval Iguaçuano tem o Rei-momo, a Rainha, as Princesas e o Cidadão do Samba. Temos na cidade 16 escolas de samba, e o carnaval de bairros é muito forte na cidade, pois são 19 bairros com carnaval oficial onde os pierrô e colombinas fazem a festa.

Perguntaram-me se eu amo Nova Iguaçu.

Temos o NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE o orgulho da Baixada, terceiro maior formador de jogadores do Brasil e possuidor de um dos melhores Centros de Treinamento do Estado.

Perguntaram-me se eu amo Nova Iguaçu.

Como virar as costas para o lugar que me viu nascer, que me viu crescer?

Lugar que cuidou de mim e foi testemunha de meus erros e acertos.

Impossível abandonar Nova Iguaçu. Mesmo descobrindo novos lugares, desbravando novas terras, é daqui que eu sempre vou bater no peito e dizer com muito orgulho que sou. Mesmo que o destino me leve para outros caminhos, me conduza para novos rumos, à vontade de estar por aqui batendo papo com os amigos de longa data sempre bradará mais forte em meu peito, sempre levarei comigo o amor que tenho pelo meu lugar, pela minha Nova Iguaçu!

Ah… Eles vivem a me perguntar se eu amo Nova Iguaçu. Está resolvido: claro que sim! Mas na verdade o mais importante é que NOVA IGUAÇU nos AMA. Estamos combinados?

NOVA IGUAÇU, EU TE AMO!