Unidos da Vila Santa Tereza – Sinopse 2016

CARNAVAL DE 2016

SINOPSE DO ENREDO

Podem Aplaudir, a Vila Vai Passar! São 60 Anos de História para Contar…

Unidos da Vila Santa Tereza - Logo do Enredo - Carnaval 2016

 

1º setor – É Carnaval, É Alegria! Eu Sou a Águia chegando na Folia.

É carnaval, são sessenta anos de história pra contar! Nada mais justo do que alçar um voo nas asas de nossa Águia, e mergulhar fundo em sua essência para fazer uma retrospectiva de seus 60 carnavais, contando e cantando sua história na avenida.

O G.R.E.S. Unidos Vila Santa Tereza, foi fundada por alguns bambas do samba, entre confetes e serpentinas, alegrias e sorrisos, mascarás e personagens em um bloco carnavalesco de Coelho Neto.

Seus fundadores foram, Procópio Caetano, Jordelino Pereira da Rocha, Jorge Ferreira Martins, José Domingos Machado, Venâncio Fernandes, João Pereira Leite e José Ferreira. E em 20 de Dezembro de 1956 passou à Escola de Samba, ganhou as cores Azul e Branco, passou a ter como símbolo uma Águia e como padroeira Santa Tereza.

 

2º Setor – Voa minha águia mostra sua trajetória no carnaval Carioca. Somos Guerreiros seus fiéis guardiões, estamos contigo aonde for. Minha Majestosa Águia Altaneira!

A Unidos da Vila Santa Tereza teve seu primeiro desfile em 1960, com o enredo “Fundação da Cidade do Rio de Janeiro”, e obteve a sétima colocação. Em 1964, levou ao desfile o enredo “I Juca Pirama”, conseguindo o Vice-Campeonato a levando ao segundo grupo do Carnaval Carioca. Em 1971, conseguiu mais uma vez o Vice-Campeonato, com o enredo “Origem do Samba” permanecendo no Segundo Grupo.

Em 1974, apresentou o enredo “Primavera, a Estação das Flores”, 1976 “Idolos do Rádio Brasileiro”, em 1978 “45 anos do Reinado de Momo”, e em 1982 a escola fez bonito, conquistando o seu primeiro título no carnaval carioca pelo grupo 2-B, com o enredo “Ataulfo! Acadêmico, mais imortal!”, ganhando o direito de mais uma vez retornar ao segundo grupo do carnaval carioca.

Com o enredo “No meu tempo de Criança” a escola pisa pela primeira vez na marques de Sapucaí, em 1984, ficando em 8° Lugar e mantendo-se durante 3 anos na Marquês de Sapucaí.

Após alguns maus resultados, perdendo o direito de desfilar na Marquês de Sapucaí e indo para na Rio Branco, a Unidos da Vila Santa Tereza escolheu “De um país tropical, a Vila vem de Jorge Bem” em 1989 e ganhou mais uma vez o direito de retornar a Marques de Sapucaí permanecendo na segunda divisão de grupos do carnaval carioca nos anos de 1990, 1991 e 1992. Em 1993, com o enredo “O que é que o negro tem?” ainda na segunda divisão de grupos, a Unidos da Vila Santa Tereza acaba na 12° colocação, retornando mais uma vez para os desfiles da Rio Branco.

Ressurgindo das cinzas, no grupo E, último grupo do carnaval carioca, a Unidos da Vila Santa Tereza no ano de 2007 com o enredo “50 anos de Glórias! A Vila canta e conta a sua história!”, alcança o Vice-Campeonato retornando ao grupo D.

Assim a Águia Azul, Branca e Ouro da Unidos da Vila Santa Tereza foi alçando seu voo, conquistando títulos e foi subindo ano pós anos de grupo. Em 2009, grupo D “Pindorama o nascimento do Brasil!”, em 2010 “Que rei sou eu? do castelo real a corte do carnaval”, em 2011 ” Amazônia! Memórias da floresta de coração verde!” A Vila foi a Campeã do grupo C, retornando à Marquês de Sapucaí após 20 anos.

E para o carnaval de 2012 a Vila muito feliz com a sua volta pra Marquês de Sapucaí, colore e alegra o público, com um enredo que retratava a histórias dos brinquedos, “A Vila na Magia dos Brinquedos!”, ficando na 7º colocação. Em 2013, ganhou o direito de desfile na Série A, e com o enredo “Axé – No caminho das Àguas sagradas” A Vila encanta com um belo samba, sendo considerado um dos melhores samba da Série A do Carnaval Carioca.
Em 2015, apresentou o enredo “Aquarela Negra de Debret”, retornando a Série C para o carnaval de 2016.

 

3º Setor: Hoje é um dia especial! São 60 anos de muitas Histórias e Vitórias!

E Agora nossa Águia está completando 60 anos.

Somos Guerreiros com fé e união, e carregamos no peito a certeza que o Azul, Branco e Ouro pulsa em nossos corações, e não temos palavras pra dizer tamanha emoção, quantos carnavais, sessenta anos de história, sessenta anos do nosso pavilhão a tremular pela avenida. É um amor para toda vida, e com toda certeza com a proteção de nossa Padroeira Santa Tereza e a força de nossa comunidade “Podem aplaudir, que a minha Vila vai passar!”!!

Parabéns Unidos da Vila Santa Tereza, que venha mais 60 carnavais… É o que deseja seu carnavalesco

 

Carnavalesco: Plínio Santtos