CARNAVAL DE 2017
SINOPSE DO ENREDOSe é Feriado Aqui eu Pulo pro Lado de Lá. Região dos Lagos, Melhor Lugar Não Há! |
Justificativa do enredo
Como já diz a canção, cariocas não gostam de dias nublados. Nos 365 dias do ano, que bom seria se 360 fossem feriado ou melhor feriadão.
E fica-se esperando à hora para levar a família, os amigos, para “curtir um lazer” no “habitat” do carioca, a PRAIA. Seja dos anjos, das pedrinhas, do farol, do forte ou até na lagoa… Carioca que é carioca “meXmo”, ama a Região dos Lagos.
Embarque nesta viagem com o Acadêmicos de Madureira, pela costa onde o por do sol é mais bonito e a natureza é muito mais generosa.
Sinopse do enredo
“O sol… há de brilhar mais uma vez…” então faz as malas que vamos partir. É feriado amanhã e mereço um descanso com a família. A patroa que cuida de minhas roupas e marmita o mês inteiro, as crianças estão bem no colégio… até minha sogra se comportou bem esses dias então façamos as malas.
Fugir desta selva de pedras, de arranha-céus e engarrafamentos, da falta d´água e contas atrasadas me torna um “super-herói” salvando os que amo do caos urbano e conduzindo-os ao paraíso tropical.
Embarco todos na caravana da alegria, rumo a terra “prometida”… Na ponte da libertação um último legado deste confinamento caótico. Acho que TODOS tiveram a mesma ideia que eu ou somos todos “super-heróis” em busca de momentos melhores. Enfim, pagamos a primeira prova e a “catraca governamental” nos deixou passar, inicia-se nossa peregrinação .
São Cristóvão cuida dos caminhoneiros, mas passei por São Gonçalo sem deixar de pedir as bênçãos ao santo… A patroa trouxe sua fita cassete da Maysa. Realmente Maricá nos traz belas recordações de paquera a beira da lagoa.
O alvoroço da família me faz repensar qual seria o melhor lugar para todos, a frente uma visão dos Deuses anunciam que a escolha não será fácil. Os barulhos das ondas inconfundíveis nos dão as boas vindas a Capital Nacional do surf, chegamos a Saquarema. Se minha sogra não fosse tão boa pros meus filhos, a deixaria bem ali na praça dos idosos na companhia de “Nazareth”, que abençoa o lugar mas preferimos deixar a praia para quem é profissional e seguimos nossa caravana.
O visual realmente é exuberante, eu já sabia. No caminho do sal, percebo que chego a uma grande cidade, muito comércio, muito movimento. Meu filho grita: é Araruama, pai!! Aqui tem praia pra todos os gostos, além das alimentadas pela Lagoa, tem as do litoral que são banhadas pelo Oceano. Eita povo acolhedor!!! Minha menina… eu já disse aos senhores que tenho 1 casal de filhos? Pois bem, minha menina avista ao caminho uma enorme lagoa, um lugar aquietado, mais afastado do tumulto, do vai e vem de Araruama. Era Iguaba Grande, já ouvi muito falar deste lugar !!!
Meus meninos são bons mesmo. Quando passamos por São Pedro da Aldeia, eles nos mostraram onde era a igreja Matriz, a casa da Flor, o museu da Aviação Naval do Brasil e o museu ferroviário da Região dos Lagos na desativada estação São Pedro. Uma verdadeira aula de história, mas deixa isso pra depois, hoje quero me divertir e as praias por aqui ainda são banhadas pela lagoa de Araruama.
Maysa terminou de cantar no rádio e eu pedi a patroa para colocar no pagode afinal de contas é feriado, pagode e praia é a combinação perfeita.
Nem de moda e pedrinha vive Armação dos Búzios ou só Búzios (pra nós que somos íntimos). Muito conhecida pela sua noite requintada, destino certo de atores e atrizes, como Brigite Bardot. Dizem que lá pelas décadas de 80 aqui foi muito frequentado por Argentinos e Uruguaios. Minha “verba” diz que é melhor prosseguir viagem.
Conhecidíssima por nós cariocas é a formosa Cabo Frio, que juntamente com Araruama se mantém como grande centro político e urbano da Região dos Lagos. Ano passado trouxe a família para passarmos o réveillon aqui e posso garantir que não perde nada para Copacabana. O trânsito está tenso, Acredito que deva ter jogo hoje no “Correão”. O estádio é considerado o melhor de futebol da Região. Minha patroa e a sogra resolveram ir as compras na rua dos biquínis que hoje em dia, é um grande shopping praticamente a céu aberto, com inúmeras lojas de roupa de praia e preços excelentes. Enquanto isso levei as crianças para conhecer o forte e depois fomos assistir o desfile das escolas e claro passamos nos coretos das praças para finalizar a noite.
Ainda sem saber onde ficar e pra onde ir, neste paraíso natural, lembrei do último passeio de escuna que fiz em Arraial. Busquei a patroa e a sogra e peguei a estrada. A hora já se avançava quando passei pela praia dos Anjos, portal de entrada de Arraial do Cabo. Aqui opções de lazer pras crianças não faltam, tem passeio de barco, mergulho em águas cristalinas. Dei aquele mergulho e as crianças fizeram a festa.Dei aquela cochilada na areia e cheguei a sonhar com aquele Mar azul, com seus mistérios. Sonhei com uma bela sereia , eu e ela nadando naquele azul. Acordei sendo beliscado pela patroa e tive que voltar a realidade. Aproveitei e mandei a sogra andar na “banana” e rezei pra maré levá-la até Cuba (brincadeirinha). Mas antes de partir fui no pescador , o famoso seu “Zé”, as crianças adoram suas histórias e também seus peixes. Comprei uma sardinha fresquinha pra levar pra casa.
O dia já se despedia, o sol também. Nosso passeio chegava ao fim e eu dirigindo por quase 30 horas nem me dei conta de que já estava na hora de voltar para a realidade do Rio.
Com essas maravilhas de lugares aqui na região dos lagos, fica mesmo difícil escolher o melhor lugar para “curtir”. Tem lugar pra todas as tribos, todos os gostos e bolso. Só não tem lugar para quem não quer ser feliz. Volto para realidade, lá na minha querida Madureira. Pedido a patroa pra conferir na “folhinha” quando é o próximo feriado, porque como um bom carioca que sou, já não vejo a hora de voltar. Ai Região dos Lagos… !!!! Melhor lugar não há, venha você também pra cá.
Texto: Noan Hilton