Em Cima da Hora – Sinopse 2017

CARNAVAL DE 2017

SINOPSE DO ENREDO

Maria, Nossa Mãe Aparecida: 300 Anos de Bênçãos

Em Cima da Hora - Logo do Enredo - Carnaval 2017

 

Dentre tantas mulheres judias, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, para anunciar a uma jovem virgem, de uma família pobre, que ela seria a mãe do Filho Divino, o Nosso Salvador.

Maria, humildemente e corajosamente, aceitou essa difícil e privilegiada missão. A criança foi concebida pelo Espirito Santo naquele momento, condição de mãe virgem! Alguns meses depois, de passagem por Belém e sem obter hospedagem digna, ela deu à luz ao Filho de Deus, em um estábulo. Maria de Nazaré estava assim consagrada como Nossa Senhora, mãe de Jesus.

Senhora de muitas intercessões, Dona ela própria de muitos milagres, Maria se tornou, depois do próprio Cristo, a figura mais importante do catolicismo. A Virgem Santa apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Em 1717, o então governador das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida Portugal, conhecido como Conde de Assumar, anunciou que passaria pela Vila de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em sua viagem para a cidade mineira de Vila Rica. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas. A Câmara de Guaratinguetá convocou três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio Paraíba do Sul e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e bênção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem negra, sem cabeça. Emocionados, lançaram novamente as redes e pescaram uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo da pequena imagem. A partir de então, o milagre aconteceu: eles pegaram muitos peixes. O barco se encheu tanto que ele quase virou.

Os pescadores chegaram em Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

A imagem ficou com Filipe Pedroso que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança começaram a se reunir para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.

Mas, ao mesmo tempo em que isso acontecia, a devoção a Nossa Senhora Aparecida foi marcando a vida da igreja. Em 8 de setembro de 1904, quando foi coroada solenemente Rainha do Brasil, a imagem passou a ser apresentada com o manto azul anil, bordado com ouro e pedras preciosas. De acordo com um decreto da Santa Sé, Nossa Senhora Aparecida passou a ser Rainha do Brasil. Depois, em junho de 1930, o papa Pio XI a declarou Rainha e Padroeira do Brasil.

Nesses três séculos de bênçãos, a G.R.E.S. EM CIMA DA HORA, que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira e protetora de sua comunidade de Cavalcanti, vem homenageá-la no seu carnaval de 2017: os 300 anos de bênçãos que Nossa Senhora derramou e continua a derramar no Brasil e na vida de cada um de nós, filhos de Maria.

 

Pesquisa e desenvolvimento de texto:
Raphael Torres e Alexandre Rangel

 

Bibliografia:
ALVAREZ, Rodrigo. Aparecida. Ed.1ª. 2014.
ALVAREZ, Rodrigo. Maria. Ed.1ª. 2015.