CARNAVAL DE 2020
SINOPSE DO ENREDOQuilombo, Força e Resistência |
Quilombos-Núcleos de resistência negra contra a escravidão no Brasil, o mais conhecido deles, Palmares, liderado por Zumbi. Ali, os escravos fugitivos e alforriados se organizavam e formavam linha de frente combatendo o regime segregador que era vigente. Mas se engana quem pensa que os quilombos eram somente um aglutinamento de gente, lutando contra a escravidão, foram também semente de centros culturais, verdadeiros guardiões dos saberes e raízes africanas.
Inspirada na sabedoria dos quilombos, a NOVO IMPÉRIO entende que é preciso guardar, preservar e resistir contra outro regime vigente que tem como meta marginalizar à cultura negra e do carnaval, e contra à modernidade no enquadramento dos desfiles, nossos sambistas serão quilombolas, preservando nossas raízes faremos do samba nossa espada e lança, juntos irmanados valorizando tradições e mostrando que não foi em vão a luta de tantos irmãos, para cantar nossa existência, seremos resistência, nos pés dos passistas, no girar da baiana, na elegância da velha guarda que guarda o nosso canto e nossa história.
Venham todos, é tempo de cantar liberdade, louvar identidade, mais uma vez fazer história de deixar na memória de mim e de vocês, todos a postos Zumbis e Dandaras, a voz que não cala, e nem vai calar, renascem os quilombos unidos nós somos, Quilombo Força, Raça e Resistência.
NOVO IMPÉRIO PRESENTE!
AUTORES DO ENREDO: SAMIR TRINDADE E NEY LOPES