Apoteose.com

Definidos os enredos e a ordem dos desfiles das escolas do Grupo Especial para o carnaval 2017

Carnaval 2017 - Ordem dos desfiles - Grupo EspecialO carnaval de 2017 começa a tomar forma. Todas as escolas do Grupo Especial já estão com seus enredos definidos, e a ordem dos desfiles foi sorteada em festa realizada no dia 20 de junho, na Cidade do Samba.

A agremiação que abrirá os desfiles no domingo, dia 26 de fevereiro de 2017, é a Paraíso do Tuiuti. Campeã da Série A em 2016, a azul e amarelo do bairro de São Cristóvão falará sobre o movimento tropicalista com o enredo Carnavaleidoscópio Tropifágico, do carnavalesco Jack Vasconcelos. Em seguida, desfilará a Acadêmicos do Grande Rio, que fará uma homenagem à cantora baiana Ivete Sangalo com Ivete do rio ao Rio!, de Fábio Ricardo. Abordando uma temática sobre o Xingu, a terceira escola a pisar na passarela será a Imperatriz Leopoldinense trazendo o enredo Xingu, o Clamor que vem da Floresta, de autoria do carnavalesco Cahê Rodrigues. A quarta escola a se apresentar no domingo de carnaval será a Unidos de Vila Isabel. A azul e branco do bairro de Noel mostrará o enredo O Som da Cor, de Alex de Souza. A penúltima agremiação do primeiro dia de desfiles será a Acadêmicos do Salgueiro, que terá como tema A Divina Comédia do Carnaval, do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage. Fechando o domingo de carnaval, a Beija-Flor de Nilópolis escolheu como enredo a obra “Iracema”, de José de Alencar, e tem como título A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema.

Os desfiles da segunda-feira de carnaval começarão com a União da Ilha do Governador, penúltima colocada do Grupo Especial em 2016. A tricolor insulana aposta no enredo Nzara Ndembu – Glória ao Senhor Tempo, do carnavalesco estreante na elite Severo Luzardo. A segunda escola será a São Clemente, com um enredo de título curioso, Onisuáquimalipanse, da carnavalesca Rosa Magalhães. Em seguida, pisará na passarela do samba a Mocidade Independente de Padre Miguel, que falará sobre o Marrocos com o enredo As Mil e uma Noites de uma ‘Mocidade’ prá lá de Marrakesh, dos carnavalescos Alexandre Louzada e Edson Pereira. A Unidos da Tijuca será a quarta agremiação a desfilar com Música na Alma, Inspiração de uma Nação, sobre a música americana. Logo após será a vez da Portela, do carnavalesco Paulo Barros, que levará para a avenida o enredo Foi um Rio que Passou em Minha Vida e Meu Coração se Deixou Levar. Encerrando os desfiles pelo segundo ano seguido, a Estação Primeira de Mangueira tentará o bicampeonato com Só Com a Ajuda do Santo, de Leandro Vieira.

Originalmente, a Mangueira havia sido sorteada para ser a segunda escola de segunda-feira, e a São Clemente encerraria, porém ambas entraram em um acordo e trocaram de ordem entre si. O mesmo ocorreu entre a Unidos da Tijuca, que seria a terceira agremiação a desfilar, também na segunda, e a Mocidade, que seria a quarta. No domingo, não houve trocas.

Lembrando que trocas são permitidas em até 10 minutos após o final do sorteio, desde que as agremiações envolvidas tenham sido sorteadas para o mesmo dia.

 

Sair da versão mobile