Apoteose.com

Escolas do Grupo Especial definem seus sambas para o carnaval 2018

Império Serrano - Escolha do samba do carnaval 2018 (Foto: Henrique Matos / Maria Zilda - LIESA)

Império Serrano – Escolha do samba do carnaval 2018 (Foto: Henrique Matos / Maria Zilda – LIESA)

O mês de outubro costuma ser decisivo no processo de construção do desfile do ano seguinte. Com todos os enredos já definidos, a ordem dos desfiles sorteada e os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial em fase de definição, o carnaval de 2018 começa de fato a tomar forma.

Você pode conhecer aqui no Apoteose.com os sambas das escolas do Grupo Especial na ordem em que foram definidos. Vale lembrar que as escolas ainda podem fazer alterações nas letras e melodias até a gravação do CD oficial, que geralmente ocorre logo após a definição dos últimos sambas-enredo. Veja abaixo:

 

Paraíso do Tuiuti
Enredo: Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?
Carnavalesco: Jack Vasconcelos
A escola não fez disputa, encomendando a elaboração do samba aos compositores Claudio Russo, Moacyr Luz, Jurandir, Zezé e Aníbal, e foi a primeira a divulgar sua obra, ainda no mês de junho.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Grande Rio
Enredo: Vai Para o Trono ou Não Vai?
Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage
A tricolor de Caxias foi a segunda escola a escolher o seu samba-enredo, no mês de setembro. A parceria campeã foi a dos compositores Edispuma, Licinho Júnior, Jr. Escafura, Marcelinho Santos, Gylnei Bueno e Hélio Oliveira.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

São Clemente
Enredo: Academicamente Popular
Carnavalesco: Jorge Silveira
Também em setembro, a agremiação do bairro de Botafogo definiu a obra que levará para avenida. Os compositores vencedores foram Ricardo Góes, Flavinho Segal, Naldo, Serginho Machado, Fabiano Paiva, Igor Marinho e Gustavo Clarão.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

União da Ilha
Enredo: Brasil Bom de Boca
Carnavalesco: Severo Luzardo
A quarta agremiação a definir seu samba foi a União da Ilha, em festa realizada no dia 30 de setembro. A tricolor insulana levará para a avenida o samba de autoria de Ginho, Marcelão da Ilha, Flavinho Queiroga, Júnior, Thiago Caldas, John Bahiense, André de Souza e Prof. Hugo.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Império Serrano
Enredo: O Império do Samba na Rota da China
Carnavalesco: Fábio Ricardo
A primeira escola a definir seu samba no mês de outubro foi a verde e branco da Serrinha, que volta ao Grupo Especial e vai cantar na avenida o samba dos compositores Tico do Gato, Chupeta, Henrique Hoffman, Lucas Donato, Arlindinho, Andinho Samara, Victor Rangel, Jefferson Oliveira, Ronaldo Nunes e André do Posto 7.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Vila Isabel
Enredo: Corra que o Futuro Vem Aí!
Carnavalescos: Paulo Barros e Paulo Menezes
A obra vencedora da azul e branco foi a de autoria de Pinguim, JP, Marcelo Valência, Julio e Deco Augusto, com participação especial de Evandro Bocão, André Diniz e BJ Carioca da Vila.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Mangueira
Enredo: Com Dinheiro ou sem Dinheiro, Eu Brinco!
Carnavalesco: Leandro Vieira
A Estação Primeira definiu seu samba no mesmo dia que a Vila Isabel. A verde e rosa escolheu o samba dos compositores Lequinho, Junior Fionda, Alemão do Cavaco, Gabriel Machado, Wagner Santos, Gabriel Martins e Igor Leal.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Salgueiro
Enredo: Senhoras do Ventre do Mundo
Carnavalesco: Alex de Souza
Em uma final inusitada em que faltou luz na quadra, a alvirrubra tijucana optou pelo samba dos parceiros Xande de Pilares, Demá Chagas, Dudu Botelho, Renato Galante, Jassa, Leonardo Gallo, Betinho de Pilares, Vanderley Sena, Ralfe Ribeiro e W. Corrêa.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Portela
Enredo: De Repente de Lá pra Cá e Dirrepente Daqui pra Lá
Carnavalesca: Rosa Magalhães
Para tentar o bicampeonato, a Portela escolheu pelo terceiro ano consecutivo o samba da parceria de Samir Trindade, Elson Ramires, Neyzinho do Cavaco, Paulo Lopita 77, Beto Rocha, J. Salles e Girão.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Mocidade
Enredo: Namastê… A Estrela que Habita em Mim Saúda a que Existe em Você
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Em uma grande festa que teve até entrega do troféu de campeã, a verde e branco de Padre Miguel consagrou mais uma vez a parceria de Altahy Veloso, Zé Glória, Paulo Cesar Feital, J Giovanni, Denilson do Rosário, Alex Saraiça e Carlinhos da Chácara e T. Meiners em busca de mais um bicampeonato.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Unidos da Tijuca
Enredo: Um Coração Urbano: Miguel, o Arcanjo das Artes, Saúda o Povo e Pede Passagem
Carnavalescos: Comissão de Carnaval (Annik Salmon, Hélcio Paim e Marcus Paulo)
A escola do morro do Borel homenageará Miguel Falabella cantando o samba dos parceiros Totonho, Mart’nalia, Dudu, Marcelinho Moreira e Fadico.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Imperatriz
Enredo: Uma Noite Real no Museu Nacional
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
A maior agremiação da região da Leopoldina também sofreu com apagões em sua quadra durante a escolha do samba, que teve a parceria de Jorge Arthur, Maninho do Ponto, Julinho Maestro, Marcio Pessi e Piu das Casinhas como a grande vencedora.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Beija-Flor
Enredo: Monstro é Aquele Que Não Sabe Amar! Os Filhos Abandonados da Pátria Que os Pariu
Carnavalescos: Comissão de Carnaval (Laíla, Cid Carvalho, Victor Santos, Bianca Behrends, Léo Mídia e Rodrigo Pacheco)
Encerrando a temporada das escolhas de samba do Grupo Especial, a Beija-Flor definiu seu samba no dia 19 de outubro e cantará na avenida a obra dos compositores Diego Oliveira, Kirrazinho, Bakaninha, Dimenor BF, Julio Assis e Diogo Rosa.
(Confira aqui a letra e o áudio do samba-enredo)

Sair da versão mobile