O resultado do carnaval de 2020 provocou algumas alterações importantes no ranking da LIESA, principalmente em seu topo.
Com 64 pontos, a nova líder agora é a Estação Primeira de Mangueira, ultrapassando a Portela, que foi para o segundo lugar com 60 pontos. O Salgueiro se mantém na terceira posição, agora com 50 pontos.
A terceira colocação obtida pela Mocidade Independente de Padre Miguel em 2020 fez com que a escola galgasse mais uma posição no ranking. A verde e branco chegou aos 45 pontos e agora ocupa a quarta posição, ultrapassando em apenas um ponto a Beia-Flor de Nilópolis.
O maior salto do ranking no entanto aconteceu com a Unidos do Viradouro, que com o campeonato de 2020 subiu cinco posições e agora é a sexta colocada com 35 pontos, seguida pela Acadêmicos do Grande Rio, que se manteve na sétima posição mesmo com o vice-campeonato, com 29 pontos.
A Unidos da Tijuca caiu duas posições e agora é a oitava colocada com 25 pontos, seguida pela Unidos de Vila Isabel, que está com 21 e se manteve na nona posição. Logo atrás vem a Paraíso do Tuiuti, com 18 pontos.
A ausência no Grupo Especial fez com que a Imperatriz Leopoldinense não pontuasse em 2020, caindo três posições. A verde e branco de Ramos agora ocupa a décima primeira posição, com 13 pontos. Completando o ranking estão a União da Ilha e a São Clemente, com 5 pontos.
Por terem participado do Grupo Especial no últimos cinco antes e não terem pontuado, o Império Serrano e a Estácio de Sá figuram na lanterna com nenhum ponto.
A LIESA faz o cálculo do ranking baseado nas dez primeiras colocadas do desfile, e o somatório abrange os cinco últimos carnavais.
Para visualizar a tabela completa, acesse diretamente o link www.apoteose.com/ranking-liesa-2020. Caso queira fazer um comparativo, o ranking de 2019 está disponível no endereço www.apoteose.com/ranking-liesa-2019.