barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. ACADÊMICOS DO CUBANGO

Sinopse 2006

barra1.gif (920 bytes)

 


"NA MAGIA DA ESCRITA, A VIAGEM DO SABER"

 

Apresentação

A cultura será sempre o ingrediente básico para o desenvolvimento real de um país como Nação. Analisando a célebre frase do escritor Monteiro Lobato: "Um País se faz com homem e livros!", temos a consciência da importância do livro n a vida de todos nós. O livro ampliou sua função precípua, pois além de transferir conhecimentos, tornou-se também, um instrumento pedagógico que possibilita a intelectualização e contribui para a formação social e política do indivíduo. O livro instrui, informa, diverte, mas acima de tudo, prepara para a liberdade!

No momento em que nos encontramos numa verdadeira, fronteira entre sair da condição de país de terceiro mundo e partir com força rumo ao grupo dos países em desenvolvimento, precisamos levantar mais do que nunca a bandeira da cultura e da liberdade de pensamento!

O carnaval tem sua função de valorizar a cultura através de seus enredos, e nós da Acadêmicos do Cubango, acreditamos ser este o momento certo de celebrar a liberdade e o desenvolvimento, e com o enredo: "Na magia da escrita, a viagem do saber!", queremos dar nossa contribuição para termos um Brasil que valorize sua terra e sua gente e que um futuro próximo possamos comem orar o Brasil da cultura da dignidade, celebrando aí, o País de nossos sonhos.

"O livro deu asas para voar e o infinito conquistar,
Na imensidão do seu enredo, motivos e razões para sonhar,
E assim descobri quem sou, de onde vim, pra onde vou,
Na magia da escrita, a viagem do saber,
O universo que ensina a viver.
Em busca de aventuras, cruzamos mares,
Descobrimos novas civilizações
Conhecemos mundos novos em viagens espaciais.
Ficção e realidade incentivam a criatividade
A ciência inventou máquinas, fez surgir a tecnologia:
Descobriu energias, que podem fazer o mal,
Aprendemos assim, a valorizar a vida,
E a preservar o habitat natural
Lemos muitas histórias, sonhos que cabem em nossas mãos.
Heroísmo e amor, viagens pelo coração
Passado, presente e futuro.
De geração a geração, segue a viagem da educação.
Cultura adquirida.
Nação que vive em paz!
Literatura viva, escritores imortais!
Amando e respeitando a humanidade!
Celebrando a liberdade
Clamando pela Paz Universal
A Cubango semeou para o Brasil colher,
Os frutos da semente do saber!"

 

NA MAGIA DA ESCRITA, A VIAGEM DO SABER!
 

"Eis que nos deparamos com um individuo cujo pensamento em devaneios, encontra-se numa nova realidade, um mundo de terras, de viagens através de o infinito saber. Na mão, um objeto comum. Um livro. Na mente, imaginação com asas voando para um mundo infinito".

O verdadeiro amido de todas as horas que nada pede em troca. Paciente ao esperar o esticar de nossas mãos a contemplá-lo e alçar o vôo através da imaginação e do conhecimento de suas histórias. O livro é o atalho mais rápido em direção ao prazer pleno e ao encontro de um mundo mágico, cujo veículo é a própria fantasia, nossa imaginação. Uma verdadeira máquina do tempo e de sonhos, assim podemos classificá-lo: que n os permite através de suas páginas vislumbramos mundos infinitos, soltarmos as asas da imaginação e do conhecimento e voarmos alto. Somos heróis e vivemos personagens, sofremos por amor, nos emocionamos com poesias: entendemos a sociologia, a arte e a política, viajamos no futuro de robôs e espaçonaves. Podemos descobrir o passado, presente e futuro sem sairmos do lugar.

Através da leitura fazemos verdadeiras e extraordinárias viagens a mundos diferentes e desconhecidos. A leitura enriquece o espírito tornando-o jovem.

Ao longo de séculos, vivemos em âmbito mundial, uma dura realidade política e econômica instalada na qual os desequilíbrios sócio-culturais se acentuam e atingem às populações de forma grosseira e pouco cuidada. O homem vê-se atingido emocionalmente. Ele busca n as páginas dos livros subsídios para tentar entender e encontrar uma saída para a sua sobrevivência nessa verdadeira selvageria econômica. Num primeiro instante ele descobre nos livros o alicerce para ampliar seu conhecimento e perpetuar suas idéias. As idéias se transformam em fórmulas de pensamento gerando novas doutrinas que vão dividir o mundo em grupos econômicos, políticos e religiosos. É a incessante busca por dias melhores para a humanidade!

A curiosidade, o espírito inventivo e pesquisador fez o homem observar fenômenos e criar teorias, estabelecer contato com o mundo das ciências, regras, leis através da lógica, da observação e da pesquisa. Assim ele escreveu livros de matemática, física e química nos quais permitiram-nos o acesso ao conhecimento do átomo e da matéria e que por conseqüência trouxe o descobrimento da energia nuclear e to do o assombro de seu poder de destruição em bombas mísseis!

Na busca do conhecimento o homem se lançou aos mares nas grandes navegações com a ajuda de mapas cartográficos e auxílio dos astros e estrelas para buscar tesouros e aventuras. Expandiu fronteiras, desenvolveu o comércio, conheceu sua fauna e flora, integrou o mundo e hoje temos isso tudo ao alcance de nossas mãos através dos livros de geografia e biologia que nos permitem conhecer nosso habitat e eco-sistema, facilitando a compreensão e a luta para sua preservação.

O livro sempre deverá ter acima de tudo, a finalidade de estabelecer a confraternização do saber; e passar de geração em geração, o conhecimento, a cultura e a história. Através de suas páginas conhecemos a história da formação do mudo e principalmente de nosso País, que através da miscigenação do índio, do colonizador português, do negro africano e do imigrante gerou este gigante rico de cultura com seu folclore diversificando e que, a cada momento, vem se destacando no cenário mundial como grande Nação chamada Brasil!

Brincando com as palavras surgem as poesias e os poemas pra encantar nossas almas e corações. Os mestres da gramática com a língua culta e os sinais de linguagem, apresentaram-nos a literatura. A palavra escrita celebra através do livro, a dádiva da comunicação; além disso, corrige a distancia entre as civilizações. Nessas viagens os leitores contam com a colaboração das mentes criativas dos autores, para poder mergulhar no universo alegórico das suas histórias através de nossa própria inquietação. Surge um imenso borbulhar de idéias, os grandes estalos de enredo, despertando cada vez mais nossa curiosidade; e esta curiosidade, nos aflora os sentimentos m ais íntimos e, através da emoção, reagimos diante de tramas; choramos com dramas e tragédias, sorrimos de coisas engraçadas, nos assustamos com o terror. Nos ornamos admiradores desses escritores "imortais" que têm como templo a Academia Brasileira de Letras!

A escolha dos livros está diretamente ligada às características de nossa personalidade, ou seja, se somos, românticos procuramos histórias românticas, se gostam os de rir buscamos comédia, e assim sucessivamente... Na verdade, é bem provável que busquemos nessas histórias o modelo de vida idealizada. Graças a esse recurso, podemos acordar de nossos sonhos, resgatarmos a fé no futuro e, quem sabe, construirmos um futuro melhor. Com isso, o livro não servirá apenas como objeto comum em estantes e criados-mudos, ou mesmo, companhia nas horas da insônia. Será muito mais que o ponto de partida para o nosso autoconhecimento, a organização da alma individual em busca da paz universal.


Jaime Cezário
Carnavalesco
 

volta.gif (1281 bytes)