barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE CURICICA

Sinopse 2007

barra1.gif (920 bytes)

 


"BRAZIL S/A... E A PÁTRIA QUE NOS PARIU!!!"



SINOPSE

 

Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores... Nossa terra tem a bênção. Tem uma beleza natural, sem igual. Nossa terra tem a selva, tem a relva, tem florestas, tem águas potáveis, cristalinas... Tínhamos muitos índios, os verdadeiros donos da terra. Todos com as suas vidas suas crenças, suas terras, seus costumes, suas lendas, suas estórias e histórias... O europeu aqui chegou. Primeiro veio o Pedro, mais conhecido como Cabral. Depois veio o João, do "quinto dos infernos" para a casa da "mãe Joana" se tornar a terra da cobiça...Invadiram! Vieram franceses, espanhóis, ingleses, holandeses que fizeram até um boi voar, dá pra acreditar!?

 

Aqui chegaram, e daqui quase tudo levaram. Levaram a riqueza, levaram um pouco da natureza, tiraram um pouco da nossa beleza, deixaram a pobreza, e uma falsa nobreza com a herança dos maus costumes. Transformaram a terra dos "donos da terra", na "terra dos donos sem terra". Transformaram nossa terra num lugar cobiçado, num lugar adorado, um Eldorado, onde mais invasores aqui chegaram... Tiraram a liberdade! Acorrentaram, atormentaram, maltrataram. Escravizaram. Mataram. Exploraram. Aqui, deixaram a dor, a escravidão, a miséria, e com a graça do bom Deus, deixaram a terra, onde tudo que se planta dá, e como dá... Deu a vida, deu a fé, deu a esperança... deu o brasileiro!!! Deu a banana, deu a soja, deu a manga, deu as palmeiras onde cantam os sabiás. Deu as estórias de nossa história. Enforcaram o sonho da liberdade, mais tarde realizando esse sonho oprimido...

 

Independência ou morte, ouve-se um grito! Surgem as auréolas de uma "Lei Áurea"!!! Cai o monarca da fuzarca, surge o Marechal! Surge uma República proclamada sob o clarão da lua de um dia quinze de novembro... Surgem muitos que fizeram pouco, e poucos que fizeram muito... Uma potência acima da gente, um "Tio" vizinho desperta, movido pela ambição, antes do gigante adormecido acordar.. "Tio Sam" apareceu... ao som dos Beatles e dos Rolling Stones.Sem lenço e sem documento, caminhando e cantando, e seguindo a razão, vamos embora pras ruas pra não dizer que falamos flores... Surge o monstro da ditadura"... Um golpe que nos faríamos perceber que a união faz a força. Vencemos!!! Diretamente poderíamos escolher o nosso presidente! Escolhemos e pintamos as caras por decepção, mas a união mais uma vez vence as barreiras impostas por um época... "O Brasil Brasileiro" se torna "Brasil Brasileiro", prisioneiro pelo "Fundo dos Donos do Mundo"... Mas a nossa terra tem tudo!!! Surge até uma "REAL" esperança... O mundo sofre com a dependência, os novos colonizadores surgem com uma grande revolução cultural e de costumes...

 

Mas nossa terra ainda tem o batuque! Tem a música, tem o samba, tem a bossa que deu o "Tom" que precisávamos e com o dom do "Vinícius" encantar. Tem a ginga do malandro e da cabrocha. A "Pequena Notável Brasileira da Silva", que ao mundo conquistou, e que Walt Disney encantou... foi a primeira que Americanizou!!! Exportou... Exportaram a banana, a soja, os "Ronaldos", até o Funk daqui levaram... Até para a lua já mandaram o Brasil!!! Se interessam pelo Combustível do futuro: o álcool! Até Bill Gates vem conferir... "Tio Sam" enlouqueceu... Com o "Tico- Tico no Fubá", se fez encantar e veio para sambar!!! A floresta amazônica, se torna o "pulmão do mundo"!!! A floresta chama a atenção por sua diversidade e seu poder... E os brasileiros na corda bamba com um forte cheiro de pizza, caminham domando os grandes leões da vida... Mas o brasileiro tem orgulho!!!

 

Seja de ouro, ou de prata, ou de bronze. Ainda somos o país do futebol. O Brasil da Ordem e do Progresso. Essa terra abençoada... onde tudo o que se planta dá, com essa magia iluminada de norte a sul pela luz do Oxalá!!! Nas artes nos temperos brasileiros. Dos rios, dos verdes das matas, da cor da cascata, a cor da mulata... Sou brasileiro e não desisto nunca! E surge neste palco iluminado o cenário. Tem a alegria que contagia, que só o brasileiro conhece. Tem a fé, o lamento da prece, a esperança de quem espera sempre alcança e não se cansa de sonhar e acreditar... Afinal de contas... Deus é Brasileiro!!! Somos o Brasil da paz, da união, o Brasil de todos. Brasil a terra dos encantos mil, do povo varonil... E o Brasil S/A ... E a Pátria que nos Pariu!!!
 

 

Flávio Alberto Campello
 

volta.gif (1281 bytes)