barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE CURICICA

Sinopse 2008

barra1.gif (920 bytes)

 


"O MUNDO MÍSTICO DAS ÁGUAS EM BERÇO ESPLÊNDIDO DERRAMA AO PLANETA SEU CLAMOR"



 

E no princípio...

Diz o livro que no começo o Criador criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito do Criador se movia por cima da água! Então o Criador disse:
- Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!

E assim aconteceu, o Criador fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima. Nessa divisão o Criador pôs nome de céu.

A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia. Aí o Criador disse:
- Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca! E assim aconteceu.

O Criador pôs na parte seca de terra e nas águas que se havia ajuntado Ele pôs o nome de mares. E o Criador viu que o que havia feito era bom, abençoando as águas, que em nosso planeta compõem a maior parte. Das águas manifestou-se a vida!

Surgiram às civilizações, em torno das águas abençoadas, ou seriam sagradas!

Com as civilizações, surgiam as crenças em divindades que tornariam a água ainda mais sagrada.

Os continentes que hoje conhecemos nunca tiveram os aspectos e costas atuais, e mais, nem sempre esteve acima da superfície das águas como hoje estão. As forças naturais, o vento, a chuva, as forças internas do planeta, o próprio luar, estão em constante luta contra as regiões terrestres que lhe oferecem resistência. Estão sempre mudando a fisionomia do planeta.

Nas tradições humanas, nos velhos manuscritos, nas esculturas e inscrições, encontramos referências sobre terras, ilhas e mesmo continentes inteiros, que desapareceram sob as águas e, entre estas milenares tradições, encontramos uma que fala de um fabuloso continente, com uma extraordinária civilização, denominado por uns de AZTLAN, por outros de Atlântida.

O maravilhoso reino de Atlântida e os atlantes emergem das profundezas das águas para mostrar que o futuro do nosso planeta depende de nós! Encontra-se com deuses e deusas de ontem, de hoje e de sempre luta por preservação do planeta. Pois a vida depende da água, elemento sagrado pelos povos de ontem, e quem sabe os de amanhã!Pois hoje, em nada crê! Para a civilização hindu, Amrita é o elemento fundamental, é a água da vida! Para os egípcios, as divindades ligadas a água, representam a força fertilizante. Eram deuses e deusas ligados ao Rio Nilo!

Para a civilização Nórdica, Aegir é um dos deuses do elemento ligado à natureza. Para os gregos, os oceanus era o imenso rio que rodeava a Terra. Poseidon reinava no Mediterrâneo, mais tarde assume o estatuto de Deus do mar.

Para os romanos, Neptuno era um dos deuses mais venerados. Para os astecas, Chalchiuhtlicue ou Apozonaloti, era deusa dos mares, rios, lagos!

Vindos da África, negros trouxeram suas crenças e seus mitos. Para eles Yemanjá é a senhora da Calunga maior, o mar! É a água que vivifica! E Oxum é a divindade dos rios, lagos, lagoas, cachoeiras...

No Brasil, Yara é a Senhora dos rios! Segundo todas as crenças, a água tem poderes especiais!Pois ela é a fonte da vida!É a divina representação da fertilidade! E que nossas almas sejam lavadas com as Águas de Oxalá deixando nossas mentes navegarem numa única direção: a preservação!

 

A Água da Vida...

Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há bilhões de anos. Sem ela, não existiria a vida.

Somos gerados no ventre materno, em meio d'água. Ficamos durante meses no aconchego do útero, até o momento do nascimento!Três quartos da superfície do Planeta são cobertos por água, mas apenas 3% é composto de água doce incrível é a diversidade de vida que podemos encontrar na água. Em uma simples gota d'água , já podemos encontrá-la.Nos grandes abismos aquáticos vivem seres abissais, por muitas vezes estranhos.

A vida na água é muito variada! Temos plânctons, passando por moluscos, crustáceos, uma diversidade de peixes, uma variedade de espécies de tubarões, baleias, golfinhos, botos...
Sejam, nos mares, nos rios, lagos e lagoas, cachoeiras e cascatas, a vida sempre dependerá da água!

A preocupação da sociedade, no consumo de água potável, vem de muito tempo. No Brasil, desde os tempos coloniais houve essa preocupação. Surgem cidades com abastecimento de água, e saneamento básico, que prolongaria a vida da população. No Rio de Janeiro, devemos muito a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, a CEDAE, que desde 1975, preza com a saúde de todos. Pois precisávamos das águas claras e límpidas para continuar e prolongar a vida! A água que é vida, também é energia! Das usinas hidrelétricas, com a força das águas gera-se energia!!

 

O Tempo não Pára...

O tempo passa... Problemas vão surgindo! É constatado um aumento da temperatura média da superfície da Terra, que vem acontecendo ao longo de 150 anos. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. O nível dos mares está aumentando, o que pode fazer com que no futuro "Novas Atlântidas" vão surgindo.

O derretimento das calotas polares e camadas de gelo. O derretimento das geleiras, já preocupa não só cientistas, mas a população mundial!

Um quarto da superfície do planeta agora, é deserto. A Organização das Nações Unidas, estima que 150.000 pessoas morram anualmente por causa das secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global. Estima-se que em 2003, o número dobrará.

Sinceramente, acredita-se que a vida na Terra, já não será possível dentro de muito pouco tempo, pois a destruição do meio ambiente está chegando a um ponto irreversível! Precisamos preservar nosso planeta!!Temos que cuidar do nosso maior tesouro: a água. Pois sem água o Planeta Terra, deixará de ter vida... A nossa vida!

O ano: 2008! Clamamos por salvação do planeta, por preservação da água! De joelhos pedimos aos deuses e deusas de ontem, de hoje e de sempre, que nos ajude, pois a nossa maior riqueza é a vida!

Que o "ontem" é história... O "amanhã" é um mistério... E o "hoje" é uma dádiva, por isso chamamos de "presente", com esse pensamento que o G.R.E.S. União do Parque Curicica, neste carnaval tem a honra e levar a Avenida Marquês de Sapucaí.

 

Flávio Alberto Campello - Carnavalesco
 

volta.gif (1281 bytes)