barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. UNIDOS DO JACAREZINHO

Sinopse 2010

barra1.gif (920 bytes)

 


"JACAREZINHO.COM.BR"

 


Chap... Chip...

CLIENTE, que não é de carne e osso, e sim um computador conectado a uma rede.
Sem esquecer o cibernauta. _ será que sou ?

É provável, estou na INTERNET. A nova mania, febre mundial .
Tem bate-papo que poderia ser bate-teclado, é mais conhecido como chat, que é o princípio de tudo. Daí vem a amizade, nasce o amor, vem o namoro, o pedido de casamento, a lua de mel e o nascimento do filho, tudo através do chat. Alguns anos depois o divórcio, e não poderia ser diferente ? Via CHAT.

Isto é o preço que a tecnologia cobra...
Ninguém Ainda, se toca ? Abraçar será a próxima etapa.
Sorri, beija- Beijar é tão GOSTOOOOOOSO.

E o dialogo- O dialogo é a ferramenta principal para um bom convívio.
A despeito disso...AMA-SE DEVERAMENTE.
E para expressar as emoções existem os emoticons: _sorriso; tristeza; ) muito feliz; :~ chorando; :-* beijos ? Meu Deus ! Dá até calafrios.

Simbologia pura ( o livro código da Vinci perde feio para tantos símbolos).
É solidão, É Medo................. É carência.
Mas, ainda vale apenas o olho no olho, pele arrepiada, a graça de um sorriso, o beijo molhado... Isso é poesia!

Confesso... sou viciado em INTERNET.
Tenho até BLOG- Que chique!. Chique... Chat ? Mesma família silábica
(CH) dá até para trabalhar com a meninada... CHAT, A INTERNET, WEB, CHIP, EMOTICONS, BANCOS DE DADOS , APLICATIVOS, CÓDIGOS, BLOG, PERIFÉRICOS , ROBÔ, ROBÓTICA, END........ Ufa..... Que turminha! O presente é o agora! E quem disse que é o FIM?
Na verdade é, justamente o começo... De uma nova era...

 

HISTÓRICO:

Com inicio do século XXI, entramos definitivamente na Sociedade de Informação, que esta mudando radicalmente nossos conceitos, forma de agir, produzir, até mesmo, nosso dia-a-dia. Pensamos, produzimos e nos comportamos sob a influencia de informações que nos chegam a todo instante, em velocidade cada vez maior, pelos mais diversos meios de convergência digital, temos acesso praticamente instantâneos as informações que afetam diretamente nossa vida.

Os efeitos dessa revolução estão presentes qualquer campo da atividade humana. A convergência digital esta sendo possível pelo avanço tecnológico ou, como se costuma dizer, pelo fato de todas as informações se transformarem em bits (zero e um) permitindo que varias plataformas de comunicação possa oferecer os mais diversos serviços. Diferentes tipos de informações, como áudio e vídeo, agora são transformadas em bits e enviadas de um ponto a outro do planeta em tempo real.

O mundo analógico e a noção de tempo estão á beira da extinção definitiva. Hoje, o mundo é digital e o tempo é real. Mas quando se fala em internet, quase sempre se imagina uma junção de diversos serviços sendo prestados dentro de uma mesma plataforma. Isto é verdade? Sim?

Telefonia fixa, celular, internet, TV, paga ou aberta podem ser oferecidas por diversas plataformas. No entanto, anteriormente, o telefone fixo por exemplo, era apenas usado para serviço de voz, o celular para voz e algumas mensagens escritas, a TV e o cinema para conteúdos audiovisuais. Agora tudo esta misturado e os diversos meios podem ser utilizados para os mas diferentes fins...

Tudo isso, porem, reflete apenas aspectos técnicos. É preciso observar o outro lado da questão. A importância do impacto desse processo sobre o cotidiano do cidadão e que precisa ser refletida e debatida a fim de que todos possam usufruir da melhor forma possível, de seus benefícios. A convergência digital significa potencializar os vários recursos tecnológicos e plataformas de serviços com intuito de modernizar a vida pessoal, a organização das empresas e a gestão pública no que se refere aos estudos da comunicação, entretenimento, meio ambiente, saúde, educação e segurança.

Desta forma, a convergência digital deve ser encarada como uma alavanca para democratizar as vantagens dos saltos tecnológicos. Sua função principal e, portanto, estender seus benefícios a toda sociedade. A desigualdade social presente em nosso país poderá ser reduzida. Os obstáculos para que este novo mundo se torne realidade entre nós são muitos.

Não o bastante, em 2007, o Brasil vendeu mais computadores que televisão e, obteve a quinta posição mundial em relação á venda em outros países. Acessibilidade a banda larga é a principal dificuldade atualmente, estimativas indicam que, apenas 10% dos nossos municípios dispõe desse serviço, ou seja, a falta de infra-estrutura de telecomunicações é diretamente proporcional a massificação dos computadores. No entanto, uma medida importante foi tomada para enfrentar este problema, por meio de negociação do governo federal com as concessionárias de telecomunicações, aonde se estabeleceu á obrigatoriedade de implantar a banda larga a todos os municípios, são as chamadas Cidades Digitais e, também prover acesso á internet a todas as55 mil escolas publicas do país, objetivado assim, a retirada dos cidadãos do isolamento, permitindo assim a entrada de toda população no século XXI.

 

CENÁRIO DA EXCLUSÃO

A exclusão digital tira de milhões de brasileiros a oportunidade de romper fronteiras e sonhar com o futuro, já que informação e conhecimento são as moedas de troca mais valorizadas atualmente e o bem-estar público, traduzindo-se em questão de natureza global, tais como a indústria das drogas e a crescente violência.

A "Revolução Digital" tem levado à expansão dramática da economia global, transformando a forma como vivemos e gerando uma enorme riqueza, mas apenas para algumas partes do mundo. Das seis bilhões de pessoas que vivem hoje no planeta, apenas um bilhão tem acesso á Internet.

Comentando sobre essa desigualdade, James Wolfensohn, ex-presidente do banco Mundial, afirmou que o abismo digital é "um dos grandes impedimentos para o desenvolvimento".

 

INCLUSÃO DIGITAL:

Inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda de tecnologia. A expressão nasceu do termo ? digital divide?, que em inglês significa algo como ?divisória digital?. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas. Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê-á-bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.

O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná-las a usar Windows e pacotes de escritório, somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê-lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná-las a utilizá-lo a um preço menor não é definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná-las a utilizá-lo em beneficio próprio e coletivo. Induzir a inclusão social a partir da digital ainda é um cenário pouco estudado no Brasil, mas tem á frente os bons resultados obtidos por outros países, cujas ações são reconhecidas e elogiadas mundialmente...

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infra-estrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. Surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria.

Na década de 60, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influencia no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa lideradas pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

 

SINOPSE:

Antes dela não sabia que existiam coisas tais como internet. Hoje em dia ganho o dia se recebo dela esse tal de "scrap". Sua página de recado, as comunidades dela, vivo a bisbilhotar...

"Butuco aqui, butuco ali, butuco lá, esse é o nome que se dá. Em seu perfil eu não só quero inclusão digital. Eu quero muito mas que um romance virtual..."

"... Eu quero lhe dar um abraço concreto. Se ela chorar eu quero sempre estar perto. Me assanho a sonhas a senha do coração dela..."

"... Eu quero livre acesso
Que admirável mundo novo onde é muito mais fácil se comunicar. Mas confesso me sinto a deriva sempre quando estou a navegar. Hoje quando lhe vi, vi-me plugado numa teia querendo me desplugar. É que o meu coração rudimentar gosta de ver o teu a batucar ao vivo..."
(Butucar, Henrique Cerqueira)

Incluir para não excluir, a inclusão digital hoje é uma grande ferramenta de inclusão social, no Brasil e no mundo: esta forma de "ferramenta de inclusão" é utilizada pelos governantes como forma de \atender as pessoas e as demandas.

Necessidades digitais á parte, a Internet hoje é o meio de comunicação mas eficaz que possuímos, podemos conversar, pesquisar, namora, paquerar, brigar, comprar, enfim, diversas possibilidades em um só componente.

Que maravilha poder levar para escola um LAPTOP para facilitar o aprendizado, chegar a casa e se deparar com um belo almoço, mais adivinhe de onde a receita saiu? Isso mesmo da INTERNET. Depois do almoço, ir bater um papo com seus amigos, sabe onde? Na Net, no CHAT para poder conversar bastante, sem esquecer das pesquisas, sabe aonde vão ser realizadas? Na Internet.

Hoje em dia não vivemos. Ou melhor, não conseguimos viver sem ela, a INTERNET, é quase um casamento, uma amizade uma grande companhia, um grande amor.

Sábado á noite não sei se vou para balada, não acho que vou ficar em casa, vou ficar na NET, vou NAVEGAR na NET , vou visitar lugares tão longe que acredito que nunca ou pelo menos tão cedo não poderei ir, acho que vou dar uma passadinha em algum País do outro lado do mundo, acho que vou conhecer alguns pontos turísticos que tanto sonho.

É, sonha, mais desta vez sonhar acordado na frente de um monitor e de olhos bem para não perder nada, nada mesmo desta VIAGEM DIGITAL.

Nesta viagem, vamos ficar sabendo das novas pesquisas que estão sendo realizadas para melhorar a saúde da população, estão encontrando vacinas, sabia? Remédios, tratamentos em geral para todas as doenças; vamos ficar muito bem informados, viu NAVEGAR é CULTURA.

Pela manhã, todos apreciam ler seu jornal, mais desta vez vamos ler pela NET, e assim ficar sabendo em tempo real sobre os acontecimentos...

Seria complicado vivemos hoje sem computador.
E os Sites, hem, tem de varias especialidades, educação, saúde, política, segurança, turismo, diversão , arte... E por falar em arte como tem site especializado em carnaval heimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

Nos SITES ficamos sabendo de tudo, cotação do dólar, sobre as novelas prediletas, quem casou com quem, ufa e até sobre a grande campeã do carnaval de 2010...

É através deste espírito de inclusão, que a GRES UNIDOS DO JACAREZINHO vem convidar você a ser mais um INCLUÍDO DIGITAL através de seu enredo no carnaval de 2010, que por um sinal digital de esperança e perspectiva, disponibilizará num site a trajetória necessária para implantação do software que, sob nossos comandos, num clique mágico de alegria, prazer e diversão serão capazes de modificar nossos conceitos, hábitos e costumes... E o aprendizado á distância de uma nova realidade de vida.

Para isso se utilizará a "caixa preta" como ferramenta de melhoria de qualidade e benefícios da face ás transformações atuais, aonde incluiremos nossos sonhos e fantasias e, viajaremos rumo a fantasia, navegando num mundo virtual de entretenimento e transformação rumo a liberdade uma revolução silenciosa!


Carnavalesco Alex de Oliveira


BIBLIOGRAFIA

1.http://ondajovem.terra.com.br/luneta.asp?id_materias = 205

2.Lobo, Ana Paula. Telecentros pedem apelo público e uso cai pela metade. Convergência digital. 26 março de 2009. página visitada em 11 de maio de 2009.

3.Cerqueira, Henrique. Batucar. Letra de música, 2009.
 

volta.gif (1281 bytes)