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G.R.E.S. UNIDOS DO PORTO DA PEDRA

Sinopse 2009

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"NÃO ME PROÍBAM CRIAR. POIS PRECISO CURIAR! SOU O PAÍS DO FUTURO E TENHO MUITO A INVENTAR!"

 

Apresentação

O enredo é a sedução da curiosidade humana, que revela o poder da descoberta que ao longo dos anos fez com que o homem alcançasse extraordinárias façanhas. Curiar é preciso, é a "doma" da sede do poder, é a influência mística e avassaladora existente em cada um de nós seres humanos, é, talvez, a resposta de uma eterna questão: o que será do amanhã? O fato é que a curiosidade é o principal agente do processo evolutivo e das tendências futuras da humanidade.

Que por um lado, o desejo curioso, "eu quero saber", dá ao homem um absoluto domínio ao desenvolvimento do mundo, e por outro, promove "homéricas catástrofes", o que diz respeito aos fenômenos naturais e a própria natureza humana. E você é curioso?

 

ABERTURA

GÊNISES: O DELEITANTE PARAÍSO

Acredita-se na criação do universo pela graça divina... Deus criou o céu e a terra.

Deus com sua infinita bondade gerou vida sobre a terra, separou a luz das trevas - criando o dia e a noite. Criou o firmamento a abóbada azul do céu, os mares, as densas florestas, o sol, a lua e os astros. E por fim, criou os seres vivos e abençoou-os dizendo: "Crescei e multiplicai-vos".

A terra estava pronta para receber o rei da criação: o homem. Assim, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, concedeu-lhe plena autoridade para dominar sobre todas as coisas.

Mas havia, porém, uma observância: que ele jamais comesse o fruto da árvore proibida, para não morrer. A mulher (Eva), induzida pela astuta serpente que afirmava: "Vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos abrirão, e sereis como os deuses, conhecedores do bem e do mal". Eis que surge o "pecado original", a serpente apresentou o fruto ao casal (Adão e Eva), que movidos pela curiosidade, isto é, pelo forte desejo de descobrir os mistérios que envolviam o tão precioso fruto, gozaram do livre arbítrio dado pelo criador e comeram do fruto proibido, decifrando o desconhecido.


1º SETOR - A DESCOBERTA DO FOGO

A sedução da curiosidade humana, que revela o poder da descoberta que ao longo dos anos fez com que o homem alcançasse extraordinárias façanhas. E talvez a mais importante delas ou a primeira foi à descoberta do fogo. Acredita-se que o Homem, do período paleolítico, descobriu o fogo observando-o que surgia espontaneamente.

Aos poucos eles perderam o medo e começaram primeiramente utilizá-lo de vez em quando e de maneira desorganizada, como fonte de iluminação e aquecimento. Para isto foi necessário descobrir como mantê-lo aceso, isto também resultou provavelmente da observação de que brasas resultantes da queima natural de madeira podiam ser realizadas pela ação do vento, ou pelo sopro, fazendo a chama reaparecer.

Como produzir o fogo? Provavelmente observando notaram que o fogo aumentava pelo aquecimento de galhos ou folhas secas, isto indicava que a chama poderia ser iniciada com temperaturas elevadas. Assim, descobriram que o atrito entre dois pedaços de madeira seca aumentava a temperatura e produzia chama, que podia ser ativada pelo sopro.

O homem ao descobri-lo aprimora sua utilidade e passa assar a carne e/ou cozinhar vegetais. A se reunir, descansar e se proteger do frio e de ataques de animais ferozes. A descoberta do fogo foi o maior avanço do homem paleolítico, transformando seu modo de vida e gerando um maior entendimento e controle da natureza.


2º SETOR - A CURIOSIDADE DE PANDORA
A Lenda

No início da civilização cada povo, cada sociedade particularmente elaboravam suas explicações para o surgimento das coisas, incorporando todos os fenômenos num contexto sobrenatural, místico, lendário, divino, etc.

Lenda de Pandora significa algo que pode conter, dentro de si, todas as possibilidades, às vezes assustadoras, às vezes maravilhosas, mas sempre surpreendentes, da criação. Um ato decorrente do espírito curioso contra as leis proibitivas criadas no mundo - essas que deveriam servir de empecilho, mas na verdade, serviram de estímulos à curiosidade. Movidos pela curiosidade abriram a caixa de pandora - que no ato ainda tentou fechar a caixa, mas foi inútil, ela estava vazia, com a exceção da 'esperança' que permaneceu presa junto à borda da caixa.


3º SETOR - A ALQUIMIA DO SER
Pensamento Medieval

Durante a Idade Média, precisamente, no século IV o cristianismo foi convertido em religião oficial do Império Romano, passou assumir um papel predominante na estrutura do pensamento medieval. A maneira do homem pensar, agir e conceber nesse período era fortemente influenciado pela doutrina cristã. Entretanto toda e qualquer teoria que não pertencesse ao grupo dominante era radicalmente combatida e muitas delas levaram seus praticantes a morrer como hereges - geralmente em atos públicos.

Tudo era proibido. Os homens, porém, sedentos por respostas elucidativas acerca dos fenômenos ocorridos com a natureza, com a vida humana, com o universo etc. Sentiam necessidade de buscar novos caminhos que levassem ao conhecimento, para melhor entender o sentido da fé cristã e, sobretudo entender o sentido de todas as coisas. No século XIII Santo Tomás de Aquino já caminhava nesta direção, quando para realizar a associação "Razão e Fé", colocava o antros (homem), subordinado a teos (Deus); o bios (natureza) e o cosmos (universo) subordinados ao homem. E concluí: "Ora! A inteligência, a razão provém de Deus e se Deus concedeu ao homem pleno poder para dominar sobre todas as coisas, cabe a criatura - curiosamente - desvendar todos os mistérios que envolvem a vida, a natureza, o universo...

Lá pelos idos dos séculos XIV e XV, os tribunais da Inquisição foram recriados sob forma de uma "Congregação da Inquisição" contra os movimentos da Reforma Protestante e contra as "heresias filosóficas e científicas" saídas do renascimento.

Enfim, o fato é que ao longo dos anos ampliaram-se as indagações, cresceram-se as possibilidades e com elas emergiram-se fantásticas conseqüências no que diz respeito a religião, ciência, arquitetura, artes, literatura, música, teatro e, sobretudo, na mentalidade ampliando os horizontes para uma nova era ? o renascer de um novo mundo. Onde os principais protagonistas serão os homens contemporâneos, pois a base para essa explosão de conhecimentos existentes hoje foi a revolução da "curiosidade" - a Renascença.


4º SETOR - A RENASCENÇA 
Homens predestinados e decididos a conhecerem a partir da ciência e das artes os mistérios da vida...

Renascimento é o nome que se dá ao período da história européia, caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, que vai do século XV ao século XVI. Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, o renascimento significou um retorno às formas e proporções da antigüidade greco-romana. Este movimento artístico começou a se manifestar na Itália, no século XIV, mais precisamente em Florença, cidade que a esta altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros comerciais mais importantes do mundo, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.

As palavras: deus, homem, natureza, universo, conhecimento e sabedoria à Renascença, nesse contexto, fizeram a "história da curiosidade humana". Numa sociedade que teve suas bases construídas sobre leis proibitivas, curiar foi e será sempre preciso para que o homem continue a enfrentar os mistérios da natureza e do universo em busca do seu conhecimento para renascer em um novo mundo...


5º SETOR - A CURIOSIDADE DO AMANHÃ

Trata-se de um sentimento avassalador de instinto natural do ser humano - a curiosidade. O planeta terra torna-se pequeno para conter tamanha ânsia irreprimível por conhecer segredos ocultos e investigar mistérios desconhecidos.

Aqui a curiosidade é levada aos extremos, o homem aguçado por esse sentimento curioso percorre por diversos caminhos objetivando conhecer o futuro... Estimulado pelos instintos místicos presente em cada um de nós, é conduzido a grandes descobertas e arriscadas aventuras. Essa característica humana, talvez seja o motor que nos levou e nos leva a evoluir de geração a geração, haja vista, que sempre será uma constante; por isso, CURIAR É PRECISO!

O enredo assinala, portanto, a título de apresentação, a criatividade do homem em desenvolver a sua curiosidade, buscando através dos magos, símbolos, signos, astrologia, cartomancia, numerologia, esoterismo, jogo de búzios, etc., não só as explicações dos fenômenos que ocorrem em seu redor, mas, sobretudo, o interesse em descobrir o seu próprio futuro...


6º SETOR - O APOCALIPSE

A curiosidade do homem resulta na sua evolução ou na sua destruição? Em cinco mil anos de história esse avassalador instinto presente no ser humano, proporcionou gloriosas conquistas, mas também gerou atos inconseqüentes: conflitos religiosos, guerras mundiais, haja vista, que ainda são constantes as ameaças de guerras, sobretudo as da guerra nuclear, devido a ambição dos homens. E o que diz respeito ao meio ambiente, causou poluição do ar, dos mares, dos rios etc. Interferiu com a genética no curso natural da vida, além de outros agravantes como os surtos epidêmicos, a fome, a miséria e a violência urbana... Isto é, ao mesmo tempo que curiar é sinônimo de evolução é também de destruição.


7º SETOR - INVENTORES CURIOSOS...
Santos Dumont: o Pai da Criação

A cidade da luz sobre o espírito sorridente da Belle Èpoque apaixonava-se pela ousadia de um brasileiro. Alberto Santos Dumont - o pai da aviação, que no momento de um clima entusiástico dos grandes engenhos humanos voa e controla o vôo pela primeira vez!

Thomas Edison: o Feiticeiro de Menlo Park

Thomas Alva Edison (Milan, 11 de Fevereiro de 1847 - West Orange, 18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.

O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone, Edison é um dos precursores da tecnologia do século XX. Tem um papel determinante na indústria do cinema.


A genialidade de Einstein

Einstein foi um homem livre.

Einstein conclui que sobre os fenômenos gravitacionais, que não existe embaixo nem em cima no Universo, no sentido de que os objetos caíam por serem puxados para baixo na direção de um centro de gravitação. O movimento de um corpo se deve unicamente à tendência da matéria para seguir o caminho de menor resistência.

E prova, por meio de uma série de fórmulas matemáticas, a curvatura do espaço, cujo ponto principal da teoria é: a distância mais curta entre dois pontos não é uma linha reta, mas uma linha curva, pois que o Universo consiste numa série de colinas curvas, e todos os corpos do Universo caminham em redor das ladeiras curvas dessas colinas. Na verdade, não existe movimento em linha reta em nosso Universo. Um raio de luz, que viaje de uma estrela remota em direção a Terra é desviado ao passar pela ladeira do espaço que rodeia o Sol. Einstein calculou matematicamente o ângulo reto desse desvio, que foi revelado correto no eclipse de 1919.


O inventor do rádio - as ondas sonoras

Você, também, deve ter aprendido que o inventor do rádio foi um italiano chamado Guglielmo Marconi. Mas provavelmente nunca ouviu falar de Roberto Landell de Moura, o padre brasileiro responsável por fazer em 1894 (dois anos antes de Marconi) uma experiência pioneira de radiodifusão - mas que acabou menosprezado pelos registros históricos.

Landell tentou convencer o governo a financiá-lo. Seu plano incluía uma demonstração envolvendo dois navios da Marinha. Ao ser perguntado sobre a distância que os navios deveriam ficar um do outro, o padre perdeu uma incrível chance de ficar calado. Respondeu: "Coloquem-nos na maior distância possível, pois esse invento um dia permitirá até conversas interplanetárias!" Foi o suficiente para ser taxado de louco e curioso por querer falar com ETs. Desiludido com a falta de apoio acabou abandonando a ciência e dedicando-se exclusivamente à vida religiosa. Contudo foi Marconi que patenteou seu invento em 1896 e depois criou a Companhia Marconi para usar comercialmente seu invento. Sendo, realmente, o primeiro a investir na utilização comercial do rádio.


8º A NOVA ERA: O BRASIL DA ESPERANÇA
Curiar é Preciso

Curiar é preciso. Ato de curiar gera novas invenções e atitudes para se salvar o planeta. Gera o Brasil da Esperança onde curiar significa evolução à preservação.

Neste sentido o enredo "Não me proíbam de criar. Pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar..." É a consciência coletiva para formação de um Brasil de Esperança. Do qual o rugir prodigioso do Tigre da Unidos do Porto da Pedra, no enredo, representa a fraternidade, a cidadania e a igualdade...

E é no palco desse encontro mágico e universal chamado carnaval que a Unidos apresenta a sua "Nação Vermelha e Branca" - crianças e idosos, homens e mulheres revertendo o cotidiano das comunidades brasileiras através da realização de trabalhos sócio-culturais permitindo-lhes alçar vôo à novas tendências e a descoberta de novas possibilidades de vida.

Não serão as crianças que desvendariam os mistérios do mundo? Ou a riqueza da sabedoria humana? E se tratando dessas referências celestiais: assim como a Unidos do Porto da Pedra faz de sua "Nação", a divina luz de seus propósitos sociais, Brasília, esotericamente mencionada como a terra do amanhã, é a fonte da sabedoria, manto da riqueza esotérica, laço da fusão de todas as raças, credos e filosofias... É a existência da humanidade, a base de pouso da "fênix", que de asas abertas repousa sobre do planalto central. De pedra sobre pedra, Brasília preciosa é o significado da vida eterna, é a busca incessante de um novo templo da paz entre todos os homens...

Assim, a "Nação Vermelha e Branca se tinge de Verde e Amarela formam o "universo" dos impulsos curiosos que elevam à evolução da humanidade e à verdadeira "ciranda da vida": um lugar místico e extraordinário, o palácio de todas as cores, chamado BRASIL!


Carnavalesco: Max Lopes
Pesquisa e texto: Marcos Roza
 

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