barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. ACADÊMICOS DA ROCINHA

Sinopse 2007

barra1.gif (920 bytes)

 


"GIGANTE MUNDO DOS PEQUENOS"


 

Introdução:

Um mundo de sonho, poesia e brincadeira. O universo infantil e o Carnaval se confundem em sua essência. A grande festa do povo é cenário para que todos vivam sua fantasia e deixem a imaginação voar por reinos distantes ou imaginários, expressando em forma de alegria incontida sua grande vocação de ser feliz.

Para o carnaval de 2007, vamos pegar carona nesse espírito de sonho numa mágica viagem rumo ao Gigante Mundo dos Pequenos, revelando gênios infantis reais e imaginários, exemplos do talento humano aflorado desde os primeiro anos de vida.

Seja nas artes, na fé ou em uma maneira própria de ver o mundo, as lições desses pequenos prodígios tocam fundo na alma de todos, atravessando gerações por obras e ensinamentos que se tornaram universais.

Um mergulho em forma de fábula nesse reino tão cheio de surpresas é a inspiração da nossa escola, que assim como os nossos personagens, não são apenas promessas de um futuro melhor, mas a realidade construída no presente pelo talento e criatividade. É a "Princesinha na Sapucaí" que ano a ano vem brilhando entre os gigantes do samba.


Acadêmicos da Rocinha - Carnaval 2007 apresenta:
 

"Gigante Mundo dos Pequenos"


Em uma cidade maravilhosa, próxima ao infinito mar, havia uma montanha encantada. Os habitantes do lugar esperavam ansiosamente pela vinda da Borboleta Mágica, um ser iluminado que uma vez por ano proporcionava a todos uma noite de sonho em que poderiam ser o que quisessem. Viajavam aos mais longínquos reinos, transformando a realidade na mais doce fantasia. Colecionar e transmitir histórias, experiências, emoções. Aprender e ensinar... Momentos de magia que valiam por toda uma vida.

Um dia, ela convidou a todos para uma viagem pelo Gigante Mundo dos Pequenos. Nesta grande aventura, os habitantes da montanha iriam descobrir crianças que deixaram fluir a imaginação e a criatividade, produzindo obras e feitos que seriam lembrados por muitos e muitos anos pela gente do mundo todo. E voaram pelo tempo e espaço nas mágicas asas da fada-madrinha rumo ao mundo dos pequenos prodígios.

Nesse passeio pela genialidade infantil, descobriram um reino muito rico, todo envolto em ouro, pedras preciosas e marfins. Homens e mulheres tinham a pele negra como a noite e usavam enfeites inspirados na natureza. Animais selvagens brincavam entre folhagens e arbustos. Lá, foram recebidos pela divindade do divertimento, da brincadeira e da alegria, o intrépido Erê, que apresentou seu povo e falou aos visitantes sobre os seus poderes de ser instrumento entre os iniciados na sua fé, evocando a pureza da criança que trazemos dentro de cada um de nós.

E de lá, nossos aventureiros seguiram para o velho continente, rumo ao encontro de outros personagens. Entre palácios e construções, a bela cidade surgiu embalada por acordes que percorreram a mente dos nossos aventureiros. Chegaram, enfim, a uma antiga casa. Por detrás de uma grande porta, aparece Amadeus, o pequeno virtuoso que desde cedo viveu entre partituras. Seu mundo era fazer arte. E fazia como gente grande. Estavam diante do pequeno gênio das notas musicais, que se tornaria o grande Mozart! Para acompanhá-lo num dueto inesquecível, a Borboleta trouxe outro precoce gênio da música: Chopin. Mesmo separados pelo tempo, os dois meninos apresentaram-se como velhos amigos. Dali levaram nossos aventureiros a um fascinante passeio pelo maravilhoso mundo da música. Do piano, tiravam melodias que a todos faziam sonhar.

- Bravo! Bravíssimo! - Ovacionaram ao final do mini-concerto.

Os pequenos Amadeus e Chopin indicaram ao grupo uma visita a um amigo distante, que fez morada para muito além dos céus. De lá de cima contemplaram a imensidão, as estrelas, os planetas e o infinito...

Até que pousaram em um pequenino asteróide, com três vulcões e uma rosa. Este era o reino do Pequeno Príncipe, a quem saudaram com alegria.

Imortalizados na literatura mundial, os feitos daquele homenzinho que se fez monarca no pequeno planeta ultrapassaram fronteiras. Estavam diante do pequeno grande viajante em busca do conhecimento humano e os valores essenciais da vida.

De volta à Terra, o grupo segue rumo ao Oriente. O encontro, desta vez, é com o menino predestinado, que recebe seus amigos explicando a razão do seu destino.

- Quando morre um Dalai Lama (cujo nome significa "Oceano de Sabedoria), monges procuram seu substituto entre as crianças do lugar. Este menino passa a ser a nova autoridade espiritual, especialmente educada para ser o grande líder do budismo tibetano. Esta é a minha vida e o meu destino: guiar os homens pelo caminho da verdade", disse, com a serenidade própria dos sábios.

Assim foram as horas em seu templo, ensinando e aprendendo sobre os valores da bondade, justiça e fé. O fim do encontro com o pequeno mestre da sabedoria marcou o início de uma jornada rumo ao encontro de outro predestinado.

Iluminados pelo brilho pela estrela-guia, nossos visitantes chegaram ao solo sagrado onde encontraram o Salvador e aprenderam histórias sobre o pequeno homem que um dia mudaria o mundo. Visitaram a gruta onde nasceu, em Belém, e viram os primeiros milagres do menino Jesus. Com ele, aprenderam que a bondade e o amor ao próximo são valores que os homens devem cultivar para que sempre convivam em paz e harmonia.

E voltaram para casa trazendo consigo a grande lição de que não importa a idade, fundamental da vida é aprender e ensinar, deixar correr livre a imaginação, brincar com a realidade e transformá-la para construir um mundo melhor. Assim como a Borboleta Mágica, que voa rumo ao infinito para recomeçar tudo do princípio no ano seguinte, devolvendo ao seu povo a alegria de viver em uma noite de magia e encantamento, numa festa que se chama carnaval.

Mauro Quintaes
 

volta.gif (1281 bytes)