barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. SERENO DE CAMPO GRANDE

Sinopse 2008

barra1.gif (920 bytes)

 


"O GIGANTE CHAMADO BRASIL"

 

JUSTIFICATIVA

Nunca é demais falar do Brasil, da cultura que reflete os vários povos que constituem a demografia deste país: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes e outros. Tal diversidade de etnias resultou na intensa miscigenação do nosso povo, no sincretismo de todas as formas de religião, bem como influenciou nos hábitos e costumes da grande nação brasileira, seja na culinária, nas festividades, dentre outros.

Um país de terra rica, ensolarada, de esplendorosa fauna e flora, de um povo que se orgulha ao ver sua bandeira erguida nas cores verde, amarela, azul e branca, e grita para o mundo “ O Gigante que é o Brasil”.

 

ENREDO

Brasil, terra firme, povo miscigenado, cuja etnia formou-se pelos que aqui primeiro habitaram: os índios, o branco europeu ( portugueses) e os negros africanos, trazidos para cá com o destino à agricultura, principalmente ao cultivo da cana-de-açúcar. Mais tarde, chegaram os italianos, árabes, japoneses e outros que trouxeram importantes contribuições. Assim, formou-se um povo singular: o povo brasileiro, que através das diversas influências, construiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias origens.

"Brasil", terra rica, tudo que se planta, dá, faz da nossa flora nativa uma das mais importantes do mundo pela diversidade de espécies, de finalidades econômicas, medicinais e ornamentais. Um Brasil que viaja, sonha e mergulha na fauna ao som encantador do Uirapuru. Mostra a culinária de sabores culturais, típica de cada região, acrescida dos temperos apimentados e frescos da nossa terra. Terra nobre de crença e religiões, que comporta em sua imensidão territorial, diferentes templos religiosos.

Oh! Terrinha boa de índios, professores da cultura tupiniquim, que com passos de danças tribais se miscigenaram com dança afro e portuguesa, dando origem aos mais variados ritmos populares, tais como: o samba ( que é um dos maiores produtos da cultura nacional, herança dos escravos e que muito bem representa o Brasil mundo afora), forró, axé, xaxado e outros. Somos o povo das festas populares, de identidade própria, pois é resultado da mistura de diferentes histórias e costumes. Fazem parte destas comemorações o jongo, o bumba-meu-boi, a, folia de reis, a festa de Parintins (conhecida pela rivalidade entre as figuras folclóricas dos bois garantido e caprichoso) e em junho, a festa dos arraiais coloridos com bandeirinhas, barracas, fogueiras e quadrilhas, festa dedicada a São João, Santo Antônio e São Pedro. Faz da paixão pela bola, a terra do drible, do gol e eterniza o grito nacional é “campeão”. E por fim, é com alegria que o povo mostra a maior festa popular do Brasil o "Carnaval".

Salve o Brasil, solo verde de riqueza amarela, céu azul de estrelas brancas!

É com este enredo, que o Sereno de Campo Grande vem homenagear o gigante chamado Brasil, nossa terra, nosso orgulho, e soltar o grito de um povo feliz neste Carnaval.
 

Rodrigo Mello e Adilson Pinto
 

volta.gif (1281 bytes)