barra1.gif (920 bytes)
G.R.E.S. TRADIÇÃO

Sinopse 2005

barra1.gif (920 bytes)

 


"DE SOL A SOL, DE SOL A SOJA... UM NEGÓCIO DA CHINA!"

 

Nossa proposta ao apresentar o tema SOJA e seus derivados em nosso desfile, tem como principal meta destacar a saga de heróicos desbravadores, e o fenômeno da abertura de novas fronteiras agrícolas em tão curto espaço de tempo.

Descoberta como produto alimentar na Ásia, há mais de cinco mil anos, a SOJA, é um dos alimentos mais completos e versáteis deste planeta.

As primeiras citações deste grão considerado sagrado,surge na antiguidade,aproximadamente no período de 2800 A C, na costa leste, ao lado do Rio Yangtsu, na China.

A TRADIÇÃO convida a todos para uma viagem fantástica nas asas do Condor, símbolo da nossa agremiação, quando faremos uma trajetória através da cultura brasileira desta "jóia da agricultura", tão presente na vida do brasileiro.

- No Palácio Imperial de Sheng - Nung, as margens do Rio Yangtsu, uma dinastia milenar anualmente comemorava a colheita da SOJA, seu principal recurso agrícola. Realizava uma festa que trazia súditos das mais distantes províncias. No Palácio, Príncipes e Princesas, chegavam em seus palanquins, acompanhados de sua corte. Todos queriam participar deste fabuloso evento, que reunia os mais preciosos artistas, acrobatas e dançarinos. Trazidos por guerreiros, Tigres brancos com fascinantes coleiras de jade, desfilavam disputando espaço com as lindas concubinas cobertas de jóias.

As mãos dos convidados, iluminadas pelo brilho das perolas, exibiam leques que cortavam o espaço seguindo uma sedutora coreografia. Neste espaço fantástico, onde o passado e o futuro estão muito próximos, forma-se um estonteante arco-íris, que nos leva a tempos já não tão distantes.

Agora, já no Brasil, no período colonial, o grande destaque da economia foi a cana-de-açúcar, e no período de transição do Império para a Republica, o Café. Ambos representaram durante estas épocas o suporte econômico do País.

Entretanto, a presença de imigrantes de diversas nacionalidades, contribuiu para a expansão de um novo produto: - A SOJA, o grão chinês até então pouco conhecido no Brasil, mais que assume a posição de estopim de uma revolução agrícola. E podemos afirmar que o cultivo da SOJA em solo brasileiro, alem de ter sido um marco na modernidade agrícola, trouxe a ocupação da região Centro-Oeste, e também a integração da vida rural com a vida urbana.

A corrida da SOJA, espalhou pelo Brasil milhares de colonos do Rio Grande do Sul, para implantar lavouras, o que demandou a abertura de novas estradas e a fundação de novas cidades. Passamos então a conhecer uma agricultura mecanizada, emoldurando um " milagre econômico ", fazendo com que  o nosso Brasil, se tornasse um dos maiores exportadores do mundo.

A SOJA deu um novo corpo a agricultura brasileira, fortalecendo e diversificando a agroindústria. Sustentou a ampliação da suinocultura e da avicultura, motivando a modernização, a infra-estrutura de transporte e hábitos alimentares.

No momento em que todos os povos, se irmanam para erradicar a pobreza e a fome da terra, a TRADIÇÃO, com SAMBA E ALEGRIA, exalta este grãozinho dourado, que sem duvida em muito poderá colaborar para alimentar toda humanidade.

Mario Borriello
 

volta.gif (1281 bytes)