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G.R.E.S. UNIDOS DA TIJUCA

Sinopse 2005

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"ENTROU POR UM LADO, SAIU PELO OUTRO... QUEM QUISER QUE INVENTE OUTRO!"

 

A Unidos da Tijuca vai percorrer a Marquês de Sapucaí abrindo portas que levam de um lugar para outro, numa incrível jornada pelo imaginário.
Através da imaginação, o homem vive suas fantasias e cria novos mundos. Revela mistérios povoando com imagens o desconhecido, tudo aquilo que não compreende, que deseja traduzir e representar para conhecer. Se a vida não for fascinante, é possível reencantá-la através do imaginário. Acreditar, muitas vezes, torna o que era apenas "fruto da imaginação" realidade : um lugar, uma conquista, um ideal...
 
Quem ousa imaginar é capaz de se aventurar e percorrer mundos surpreendentes: paisagens estranhas, exóticas e inusitadas, cidades, paraísos, mundos subterrâneos, utopias, cenários de fantásticas e absurdas aventuras.
E assim, criam-se histórias, personagens e lugares. Atravessado diversas passagens, o imaginário infantil, o medo, a conquista, a critica social, a busca pelo lugar ideal ou mundos que antecipam catástrofes, como forma de alertar a humanidade, tornam-se reais.
 
D. Quixote de La Mancha será a primeira imagem dessa jornada da Unidos da Tijuca porque ousou viver a imaginação como realidade. O fidalgo mergulhou nos livros de sua biblioteca e se emocionou com os grandes feitos dos cavaleiros do passado, partindo em busca de aventuras. Sua figura simboliza a capacidade de conquistar sonhos vencendo a realidade de um mundo em desencanto.
 
A fantasia facilita a compreensão das crianças, pois se aproxima mais da maneira como vêem o mundo. Um pouco de D. Quixote, as crianças dão vida a tudo, ao Sol, à Lua e todos os elementos da natureza ganham significados diferentes dos que possuem no mundo adulto. Para elas, podem existir monstros nas sombras ou animais que falam. Em lugares como o País das Maravilhas, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Mundo de Oz e tantos outros, é preciso ser criança de novo para viver suas emoções.
 
A necessidade conquistar riquezas, poder e sabedoria levou a imaginação humana a criar histórias e lugares misteriosos e fascinantes. Esse desejo de conquista se transformou numa insistente procura por vestígios que comprovassem a existência de avançadas civilizações antigas - como Atlântida, El Dorado e Camelot. E muitos são os relatos de aventureiros que partiram em busca desses mundos.
 
E quando se abrem as portas do medo ? Quando pesados portões de ferro rangendo para que a imaginação nos leve a sinistros salões de castelos onde bruxas ou fantasmas habitam. E quando surgem seres terríveis que se alimentam de sangue ou mortos-vivos que vagam pelas ruas e voltam para, insistentemente, aterrorizar o homem em seus pesadelos.
 
A busca pela continuidade da existência criou lugares como o céu ou o paraíso, onde reinam a paz e a beleza. Mas para alcançar a eternidade, é preciso purificar a alma e o homem imaginou formas e mundos para que isso aconteça, tal como o purgatório.
 
A imaginação também cria terríveis mundos que podem se tornar reais, se o homem não for capaz de deter sua ganância e desrespeito com a própria vida. Assim, foi projetado um futuro apavorante, como o de homens escravizados por seres que, no passado, foram por eles subjugados. São os mundos criados para alertar sobre os perigos em que se enreda a humanidade.
 
A imaginação desafia o homem a mudar sua realidade. Era uma vez um lugar onde reinava a paz, a pureza, a sabedoria, a fartura e a justiça como na utópica Shangri-lá. Dizem que esse paraíso ficava num monte, localizado em uma cidade maravilhosa, cercada de praias e de natureza exuberante. Lá vivia um povocapaz de grandes conquistas, e que tinha o segredo para atravessar portas, entrar por um lado e sair pelo outro.
Contam que esse lugar se chamava Borel.
E quem quiser, que invente outro.
 
Paulo Barros e Casa da Ciência da UFRJ
 

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