Na tarde desta Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2022, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz divulgou a queda da média móvel de positividade de Covid 19 aos menores patamares da variante Omicrôn. No dia 17 de Janeiro, pico máximo, média móvel era de 43,6%, exatos 30 dias posteriores a taxa despencou para 6,8%, com uma media de queda diária de 1,2%.
Segundo o Relatório dos pesquisadores Hermano Castro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Roberto Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enviada ao presidente da Comissão Especial de Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio, Tarcísio Motta (PSOL), um dos indicadores previstos para a realização do carnaval seria justamente a positividade dos testes realizados. Segundo a proposta apresentada pelos infectologistas, a folia poderia ser realizada, com segurança, com valores inferiores a 5%.
Os desfiles se iniciariam dia 25 de fevereiro, muito provavelmente uma taxa de positiva bem inferior à 5%, taxa essa que deve alcançar patamares inferiores à 5% nesse fim de semana. Os desfiles foram adiados, mas a redução das taxas garante a realização da abertura do Rio Carnaval 2002, nos dias 26 e 27 de fevereiro, na cidade do samba (compre seu ingresso clicando aqui), tal como a realização dos ensaios técnicos e a volta dos ensaios de Rua.
Texto: Felipe Damico